Se você perguntar a 1,000 pessoas o que é riqueza para elas, você vai obter 1,000 respostas diferentes. A razão é que ao tentar definir riqueza, as pessoas não estão buscando o dinheiro em si, ou coisas materiais, e sim as as emoções relacionadas a ter ou fazer essas coisas.  Emoções básicas como segurança, conexão ou significância.  Profundo isso, né?

Profundo e verdadeiro, mas inútil para te ajudar a saber quanto guardar para ser rico! #prontofalei

No meu último artigo, A Cara da Riqueza, eu prometi lhe ajudar a calcular exatamente quanto você precisaria guardar para ser rico, ou “se sentir rico”.  Para isso, precisamos sair da área das emoções e encontrar um método prático.  Eu gosto do método que usa 3 níveis de riqueza: segurança, independência e liberdade financeiras.  Cada nível tem uma definição específica e você pode calcular quanto precisa para atingir cada nível.

Nível 1: Segurança Financeira
Segurança Financeira significa ter renda suficiente, sem precisar trabalhar, para sustentar as 5 necessidades básicas abaixo para o resto da sua vida:

  1. Mortgage ou Aluguel
  2. Alimentação
  3. Contas de luz, água, gas, telefone, etc.
  4. Despesas de transporte (carro, gasolina, etc)
  5. Seguros (de saúde, da casa, do carro e de vida)

Esse nível não significa que você pode parar de trabalhar, pois estas despesas representam em média 65% das despesas totais de uma família.

Então vamos lá! Contabilize o SEU total atual para as 5 despesas acima. Digamos que resulte em $3,000 por mês. Digamos, ainda, que você se aposente aos 65 e viva por mais 20 anos (só para arredondar a conta, pois eu desejo que você viva muito mais!): $3,000 por mês x 12 meses x 20 anos = $720,000.

Esse é o valor que VOCÊ precisa guardar para se tornar rico nível 1!

Isso é uma conta bem simplificada. Na verdade, você não vai ter que guardar cada centavo desse montante, pois enquanto você guarda, e mesmo depois que começar a usar, o dinheiro vai estar rendendo juros e crescendo. Não guarde no colchão, por favor, pois aí não tem matemática que aguente! #prontofaleidenovo

Procure um consultor financeiro que lhe ajude a obter bons rendimentos com segurança.

Nível 2: Independência Financeira
O nível de independência financeira significa poder sustentar, sem ter que trabalhar, o seu estilo de vida atual, incluindo todas as despesas.

Contabilize o quanto é preciso para sustentar todos os seus gastos atuais, incluido roupas, entretenimento, academia, salão de beleza, tudo! Qual o preço da riqueza nível 2 para VOCÊ?

Digamos que seu número seja $5,000. Você precisa guardar $5,000 por mês x 12 meses x 20 anos = $1,200,000. Valendo o mesmo critério e ressalvas do nível 1.

Você se sentiria rico nesse nível? Ou precisa passar para o próximo?

Nível 3: Liberdade Financeira
Estar nesse nível significa ter tudo o que você tem hoje MAIS alguns artigos de luxo como, por exemplo, uma casa maior, um barco, uma casa de praia, etc. Tudo pago para o resto da vida sem precisar trabalhar.

Pense qual seria o custo adicional desses seus “sonhos” financeiros e adicione ao número do nível 2. Qual o preço da SUA liberdade financeira?

Digamos que seu número seja $7,000. Você precisa guardar $7,000 por mês x 12 meses x 20 anos = $1,680,000. Valendo o mesmo critério e ressalvas do nível 1.

Como você se sentiria se atingisse esse nível? Se nesse nível você não estiver se sentindo rico então não sei como te ajudar. #melhoreuparardeescrever

Viu como tudo é relativo? Riqueza não é um número específico.  Por exemplo, as pessoas gostam muito de falar de $1 milhão. Como se esse número garantisse o rótulo de rico.  Mas agora você viu que depende.  Uma pessoa pode precisar de menos do que isso para estar no nível 2 ou até 3, enquanto outra pode precisar de mais, só para atingir o nível 1.

Antes que saia o artigo da semana que vem, faça o exericício de achar o seu número para cada um dos níveis.  Com esses números em mãos você vai poder aproveitar as próximas dicas que vou dar sobre COMO guardar e fazer um plano para atingir seus níveis de riqueza!

Entre em contato comigo ou venha a uma de nossas palestras para ter uma ajuda pessoal com os seus planos de riqueza.

Money 101