Deputados do Texas querem acabar com a Lei de Ajuste Cubano

Os deputados do Texas Henry Cuellar (Democrata) e Blake Farenthold (Republicano) apresentaram o CUBA Act (Correcting Unfair Benefits for Aliens Act of 2016), visando acabar com o que eles definem como “tratamento especial” para imigrantes cubanos nos Estados Unidos.

O projeto de lei visa modificar três leis federais e acabar com a lei de ajuste cubano, que extende residência legal para qualquer imigrante cubano residente nos EUA por dois anos, assim como para seus cônjuges e filhos ou filhas.

O ato CUBA acabará com o famoso pé seco/pé molhado, que permite que cubanos que entrem por mar se instalem nos EUA, e pretende devolver para Cuba os imigrantes interceptados em mar pela guarda costeira norte-americana.
Surpreendementemente, Cuellar justifica sua posição no fato de que a lei de ajuste cubano cria um tratamento favorável que

Não é justificável para os Cubanos que não tem medo de “deportação”, e que chegam nos Estados Unidos buscando benefícios federais imediatamente, ao contrário do que acontece com cidadãos de áreas como países da América Central que fogem de realidades cruéis de violência de cárteis de drogas.

Cuellar disse que os Estados Unidos gasta, atualmente, US$ 680 milhões de dólares por ano ajudando cubanos a entrar nos EUA. O projeto de lei terá, sem sombra de dúvida, oposição no congresso e no senado, já que a força dos cubanos-americanos é sentida pelo número de congressistas eleitos como Carlos Curbelo (R-Fla), Mario Diaz-Balart (R-Fla), e Ileana Ros-Lehtinen (R-Fla).

“A representação política do Cubano perpetuou o benefício imigratório embasado em um modelo de guerra fria, que já não representa mais a realidade das relações Cuba – EUA.

Fica a lição para a comunidade brasileira – somente representação política expande benefícios para a comunidade, sejam eles quais forem”, diz Renata Castro, advogada de imigração e candidata a vereadora (City Commissioner) pela cidade de Margate, na Flórida.


Quer saber mais sobre Imigração? Curta nossa página do Facebook.

Renata Castro, Esq. é advogada de imigração. Renata está disponível por E-Mail: renata@renatacastrolaw.com.

0 Comments

Comentarios?

Your email address will not be published.