Eu nunca fiz uma pesquisa sobre isso, mas tenho certeza que conheço mais pessoas que odeiam baratas que pessoas que odeiam formigas. Isso ocorre claro pela crença de que baratas são sujas e o aspecto e o jeito de andar, com aquelas antenas…realmente causam repulsa.

O que poucas pessoas sabem é que as formigas também têm hábitos bem sujinhos, tanto quanto as baratas. As formigas andam em lixo, animais mortos, fezes, xixi, feridas de animais, assim como as baratas. A análise das patas das formigas mostrou que existe um grande número de microrganismos e existem mais de dez quatrilhões de formigas no planeta! Assustador, não é mesmo?

Elas carregam nas suas patinhas, fungos, bactérias e vírus perigosos para nossa saúde, tanto quanto as baratas. Mas elas estão e maior número, portanto os fungos, vírus e bactérias também estarão em maior número. As formigas podem carregar em suas patinhas os causadores de doenças infecciosas, gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até lepra. Em ambientes hospitalares podem estar ligadas às infecções, rejeições, irritações e lesões na pele.

Mas, os estragos não param por aí, elas são capazes de andar 3 centímetros por segundo, e isso não é lento. Portanto podem estar em hospitais e em residências ao redor, em lixões, esgotos e restaurantes, carregando muitas bactérias que causam problemas de saúde. Você sabia que, quando uma barata morre, quem elimina o corpo da barata, se este não for removido pelo ser humano, são as formigas e assim toda a sujeira que estava na barata também. Definitivamente estes animais podem alterar a qualidade dos alimentos.

As formigas se reproduzem com facilidade e muito mais se o ambiente for quente. É muito difícil controlar esses pequenos insetos que podem passar por pequenos orifícios. Por isso o mais indicado é que os alimentos sejam protegidos, além claro, da higiene do local. Não deixar restos de alimentos sobre a pia, no chão. Limpar e varrer o ambiente em que vivemos e guardar os alimentos fechados ou dentro da geladeira. As formigas não estão apenas atrás de açúcar e doces, elas são atraídas por migalhas de pão e resíduos de alimentos em geral.

E, se você perceber que havia formiga no alimento, descarte esse alimento da mesma forma que faria se tivesse visto uma barata sobre ele.