Cuidador ou Assistente de Enfermagem: semelhanças e diferenças
Cuidador ou Assistente de Enfermagem: semelhanças e diferenças

Pensando em mudar de profissão ou escolher uma nova área?  Comece imaginando em ter um trabalho cuja recompensa inclua a satisfação de poder ajudar pessoas  … o que é excitante e desafiador.  Um trabalho importante onde você poderá fazer toda a diferença na vida de alguém.

” … Sim, mas em quanto tempo posso estar preparado(a)?  Vou ganhar o suficiente?”

Deixe-me descrever algumas possibilidades que poderão lhe ajudar a decidir-se.

Comecemos com o segmento no qual ricos, pobres, crianças, adultos e idosos, ou seja, todos nós,  precisamos ou vamos precisar em algum momento de nossas vidas: a área de SAÚDE.

Nesse segmento, duas áreas se destacam:

CNA – Certified Nursing Assistant: Assistente de Enfermagem Certificado

CAREGIVER: Cuidador

O melhor dessas duas áreas, diferentemente de outras no segmento Saúde,  é que não há obrigatoriedade de se possuir diploma universitário.  Esse pode ser o primeiro passo sólido para quem ainda não sabe se vai ou não apaixonar-se pela área.

Você poderá se surpreender pois há escolas profissionalizantes para todo tipo de “bolso” e com fácil acesso contamos com escolas de Miami a Orlando.

Eu visitei algumas escolas e me pareceu bem razoável.  Convém lembrar que a simplicidade do “campus” não é indicativo de que você será ou não um excelente profissional.

Exemplos? Dê uma olhada nesses sites:

Após completar seu programa de treinamento, você vai precisar fazer um exame de competência.

“… Então, qual é a diferença entre o Cuidador e um CNA?”

Às vezes os termos Cuidador e CNA são utilizados alternadamente (e isso confunde …), Mas essas profissões são diferentes. Aqui estão as “porcas e parafusos” de cada posição, bem como as semelhanças e diferenças:

Trabalhos de Cuidador e CNA diferem, por exemplo, no grau de educação.  A principal diferença entre Cuidador e CNA é a formação exigida.  Assistentes de Enfermagem, devem completar um curso de formação CNA específico que consiste de 75 a 100 horas de sala de aula e treinamento clínico, e, em seguida, devem passar por um teste de certificação no Estado onde residem (a prova prática e oral para receber a tão famosa licença).

Os Cuidadores entretanto não necessitam de certificação para trabalhar.  Geralmente, um diploma do ensino médio ou GED é a única exigência educacional para matricular-se numa escola profissionalizante. O curso de Cuidador é mais rápido e menos complicado, principalmente para aqueles que ainda não dominam muito bem o idioma inglês.

Algumas semelhanças entre o Cuidador e o CNA:

Nas duas atividades os profissionais prestam atendimento aos clientes que não tem mais condições de cuidar-se sozinhos, (idosos ou crianças).  Clientes podem ser diversos:  Pessoas com deficiência momentânea, ou enfermidades crônicas como o Alzheimer’s, por exemplo.

Quer saber mais?  Fique ligado porque na próxima oportunidade farei uma exposição dos fatores mais comuns nas duas profissões, e o que fazer para considerar-se preparados para fazer escolhas definitivas.  Vou falar em como fazermos as “verdinhas”, trabalhando menos.  E vou falar também sobre como posso trabalhar como profissional liberal ou somente para agencias.

Aguarde!


Quer saber mais sobre Capacitação e Emprego? Curta nossa página do Facebook.

Lígia estudou Cosmetologia na Sheridan Technical College, Postgraduate Education em Skin Care no International Dermal Institute, Health Care na FLC Healthcare Academy. Por muito tempo trabalhou como profissional liberal e tornou-se President Club da Avon -Trabalhou como profissional de Saúde, hoje trabalha na área de Home Services Projects Specialist - HSPS. Ama escrever e expressar os sentimentos por meio de palavras. Atualmente entrevista personalidades rotárias espalhadas pelo mundo, ela é a Host of the Programa "Conexão Rotary” apresentado às Segundas-feiras na Rádio Gazeta News. Ama sorrir, ama cachorros, ama cozinhar, fazer e receber amigos. Email para contato: ligia200@hotmail.com.

8 Comments

  1. Roberta Machado de Castro

    Que artigo maravilhoso, muito esclarecedor e com informações importantes! Parabéns Ligia Llanos, pelo artigo tão bem elaborado e de fácil entendimento !!!

    Reply
    • Ligia

      Bom dia Roberta Machado..
      Obrigado pelas palavras gentis.
      Eu e a Equipe do Brasileirinho temos interessantes pontos ainda sobre este tema já a caminho. Aguarde as novidades.
      Abracos
      Ligia

      Reply
  2. Viviane Torretto

    Parabens a Ligia e ao Brasileirinho, tema muito interessante e bem escrito. Com certeza sanou muitas duvidas, Importante ressaltar tambem, como ja foi comentado no texto, que alem de ser uma trabalho muito digno e tambem um trabalho muito bonito, onde se tem a oportunidade de ajudar ao proximo!

    Reply
    • Ligia

      Obrigada pela atenção Viviane, eu concordo com você…sim um trabalho que doamos carinho e recebemos amor de volta.

      Reply
  3. Idalva Honorato

    Parabéns Ligia !!!
    Deus seja contigo hoje e sempre !!
    Feliz em te ver …
    Bjs

    Reply
    • Ligia

      Muitissimo obrigada pelos votos..
      Fico feliz com o carinho.
      Ligia

      Reply
  4. Ariete Curvo

    Parabens pelo brasileirinho, que venha a ser e nos proporcionar maiores informações a cerca de diversos assuntos tão importantes para edificar nossos conhecimentos.
    Quero ressaltar em especial, esta reportagem sobre os cuidados aos idosos e crianças em suas necessidades. Parabens à redação e a esta pessoa em especial Ligia Llanos por esclarecer e tirar dúvidas deste assunto tão envolvente.

    Reply

Comentarios?

Your email address will not be published.