Pensando em mudar de profissão ou escolher uma nova área? Comece imaginando em ter um trabalho cuja recompensa inclua a satisfação de poder ajudar pessoas … o que é excitante e desafiador. Um trabalho importante onde você poderá fazer toda a diferença na vida de alguém.
” … Sim, mas em quanto tempo posso estar preparado(a)? Vou ganhar o suficiente?”
Deixe-me descrever algumas possibilidades que poderão lhe ajudar a decidir-se.
Comecemos com o segmento no qual ricos, pobres, crianças, adultos e idosos, ou seja, todos nós, precisamos ou vamos precisar em algum momento de nossas vidas: a área de SAÚDE.
Nesse segmento, duas áreas se destacam:
CNA – Certified Nursing Assistant: Assistente de Enfermagem Certificado
CAREGIVER: Cuidador
O melhor dessas duas áreas, diferentemente de outras no segmento Saúde, é que não há obrigatoriedade de se possuir diploma universitário. Esse pode ser o primeiro passo sólido para quem ainda não sabe se vai ou não apaixonar-se pela área.
Você poderá se surpreender pois há escolas profissionalizantes para todo tipo de “bolso” e com fácil acesso contamos com escolas de Miami a Orlando.
Eu visitei algumas escolas e me pareceu bem razoável. Convém lembrar que a simplicidade do “campus” não é indicativo de que você será ou não um excelente profissional.
Exemplos? Dê uma olhada nesses sites:
Após completar seu programa de treinamento, você vai precisar fazer um exame de competência.
“… Então, qual é a diferença entre o Cuidador e um CNA?”
Às vezes os termos Cuidador e CNA são utilizados alternadamente (e isso confunde …), Mas essas profissões são diferentes. Aqui estão as “porcas e parafusos” de cada posição, bem como as semelhanças e diferenças:
Trabalhos de Cuidador e CNA diferem, por exemplo, no grau de educação. A principal diferença entre Cuidador e CNA é a formação exigida. Assistentes de Enfermagem, devem completar um curso de formação CNA específico que consiste de 75 a 100 horas de sala de aula e treinamento clínico, e, em seguida, devem passar por um teste de certificação no Estado onde residem (a prova prática e oral para receber a tão famosa licença).
Os Cuidadores entretanto não necessitam de certificação para trabalhar. Geralmente, um diploma do ensino médio ou GED é a única exigência educacional para matricular-se numa escola profissionalizante. O curso de Cuidador é mais rápido e menos complicado, principalmente para aqueles que ainda não dominam muito bem o idioma inglês.
Algumas semelhanças entre o Cuidador e o CNA:
Nas duas atividades os profissionais prestam atendimento aos clientes que não tem mais condições de cuidar-se sozinhos, (idosos ou crianças). Clientes podem ser diversos: Pessoas com deficiência momentânea, ou enfermidades crônicas como o Alzheimer’s, por exemplo.
Quer saber mais? Fique ligado porque na próxima oportunidade farei uma exposição dos fatores mais comuns nas duas profissões, e o que fazer para considerar-se preparados para fazer escolhas definitivas. Vou falar em como fazermos as “verdinhas”, trabalhando menos. E vou falar também sobre como posso trabalhar como profissional liberal ou somente para agencias.
Aguarde!
Quer saber mais sobre Capacitação e Emprego? Curta nossa página do Facebook.