Nos últimos vinte anos o termo “Blogging” saiu da não-existência para se tornar uma das coisas mais populares que a internet tem a oferecer. A proliferação dos smartphones, capazes de registrar e divulgar cada segundo da sua vida e das coisas que você mais gosta, ajudou bastante nessa onda. Essa atividade não só deu às pessoas a liberdade de dividirem seus pensamentos, como também criou uma avenida onde elas compartilham dicas de dieta, receitas, ideias, fotos, vídeos e muito mais. São poucas as pessoas que não tem um blogueiro favorito o qual seguem regularmente. Simplesmente não há como negar que o blog já chegou perto do topo do nosso maravilhoso mundo social. Então por que não entrar nessa onda?
Sobre o que eu escreveria?
Onde começar?
Uma das melhores coisas sobre blogs é que qualquer um pode fazê-lo! Não importa se você é jovem ou não, se você tem algo que gostaria de dividir com alguém, então você vai encontrar quem queira ler! Entretanto, essa é a pergunta que todos se fazem: “onde começar?” Você está morrendo de vontade de compartilhar suas receitas, idéias e fotos, mas simplesmente não sabe como? Comigo aconteceu o mesmo. Ninguém nasce sabendo como criar um website. Mas a gente aprende e assim vai.
Descubra sua paixão
Uma coisa de cada vez – que tipo de blog você quer criar? Escrever o primeiro post em um blog pode ser uma tarefa bastante complicada. Essa primeira mensagem define o padrão para o formato de como o resto do seu blog vai seguir. Você quer um blog de moda? Um blog de viagem? Um blog de comida? Ou você simplesmente quer escrever seus pensamentos? Como escrever um blog que suscita o interesse das pessoas e depois, de alguma forma consegue manter o ritmo post após post? Eu poderia dar-lhe uma lista de idéias e de perguntas para você fazer a si mesmo, mas acho que nesse caso só há uma coisa a fazer: encontrar a sua paixão. O que faz você vibrar quanto fala no assunto e lhe faz querer voltar sempre ao assunto. Se você é louco por moda e decide escrever sobre música, as chances são grandes de que o seu blog não vai durar muito. É uma tarefa difícil encontrar um leitor apaixonado por algo que você mesmo não está apaixonado. Deixe seus pensamentos fluírem louca e livremente. Se você quiser um blog de sucesso, você terá que ser cru e real. Se esse é o seu objetivo, há pessoas que querem ler o que ninguém gosta de falar. Não se sinta pressionado a limitar-se a um tópico. Solte o que quer que esteja dentro de você! E outra coisa: fotos podem percorrer um longo caminho! Quem disse que você tem que ser um grande escritor para ter um blog de sucesso? As pessoas não mentem quando dizem que uma imagem fala mais que mil palavras. Se você tem fotos legais deixe que o mundo as veja! Lembre-se, este é o seu blog e é para fazer com ele o que você quiser!
Como faço para meu blog aparecer na internet?
Digamos que você queira dar uma festa, mas você simplesmente não têm o espaço em sua casa para manter a quantidade de pessoas que gostaria que viessem. Então, o que você faz? Aluga um salão de festas. O Serviço de hospedagem (Web Hosting) funciona mais ou menos dessa forma. Tecnicamente eles são os donos do espaço, mas você pode alugar, o que lhe dá total liberdade para fazer com esse espaço o que você quiser. Então, primeiro, escolha sua empresa de hospedagem. Existem centenas delas. As mais populares são GoDaddy, Small Orange, BlueHost, Hostgator. Eu particularmente prefiro a The Rebel Idea, pelas razões já comentadas nesse artigo publicado anteriormente.
E que nome devo dar ao meu blog?
Seu blog pode ter o nome que você quiser, desde que esteja disponível (www.nomedoseublog.com). Ou seja, que ninguém tenha tido a idéia de registrar o mesmo nome antes de você. Você pode pedir à empresa que contratou para o serviço de hospedagem, que faça a pesquisa para você, mas se quiser pode fazer você mesmo usando o site do GoDaddy, por exemplo. Logo no topo da página, tem uma barra de pesquisa e um botão “Search Domain”. Escreva o nome que você gostaria de registrar e o sufixo (.com ou qualquer outro). Se ninguém registrou antes, você verá a frase: “Yes! Your domain is available. Buy it before someone else does.”. Do contrário, o sistema lhe mostrará outros nomes ou outros sufixos (.net, .info, .co, .biz, .photography) como sugestão para a sua busca. O valor anual para registro de um domínio varia, mas em média custa menos de US$15.00.
No próximo artigo falarei mais sobre o tema e darei dicas sobre WordPress, a plataforma mais popular e mais intuitiva que existe hoje no mercado para criação e publicação de conteúdo, principalmente para iniciantes e amadores.
Até lá!
Quer saber mais sobre midia social? Curta nossa página do Facebook.