Manter um fluxo de conteúdo constante pode parecer muito difícil, mas você sabia que toda empresa possui uma fonte de produção quase que inesgotável, e que muitas vezes não faz nem idéia?

Porque é importante para o seu negócio?

Então, esse é o potencial do conteúdo gerado por usuário. Se você não sabe do que se trata, vale a pena uma explicação rápida: Conteúdo gerado por usuário é todo aquele produzido e divulgado espontâneamente pelas pessoas, sendo o oposto de qualquer coisa feita ou paga pela marca. Isso pode acontecer de diversas formas, como Guest Posts, comentários, reviews, perguntas e respostas em fóruns, como o do Marketing de Conteúdo, por exemplo. Aqui vão alguns dos motivos que vão te ajudar a entender melhor o quanto isso é importante para a sua empresa.

*Outras pessoas são mais confiáveis que você*

Segundo estudos da Bazarvoice, mais da metade dos usuários no mercado americano (cerca de 51%) confiam mais em o que dizem outras pessoas do que em qualquer informação dentro de um site empresarial. Quando se trata então de tomar alguma decisão, principalmente se relativa a compra, as opiniões de estranhos – principalmente dos que tiveram alguma experiência com a marca – tem mais peso. Isso porque nós tendemos a confiar em usuários mais experientes (que normalmente são estranhos), fazendo com que sua opinião tenha tanto valor quanto a de amigos e familiares.

Levando isso para fora das vendas, conteúdo gerado por usuário ajuda a levar mais credibilidade à sua marca, mostrando que você não tem medo de compartilhar a informação de terceiros (colaborando para mostrar que o que sua empresa diz é verdade) e que se importa com a opinião de seu público. E os motivos principais que causam isso são:

*São pessoas comuns, o que causa empatia*

As pessoas adoram esse tipo de conteúdo porque não é a sua marca falando, é alguém como eles, com muito mais chance de entender o que estão passando. Conteúdo gerado por usuário permite que pessoas comuns se pronunciem, compartilhem seus interesses, valores e opiniões, conectando pessoas pessoas semelhantes com a marca. Em termos de Inbound Marketing, é como se fosse o estágio final com um lead: o Delight. Que é quando o público vira evangelizador da marca. Quanto mais conteúdo desse tipo, mais chances das pessoas acreditarem na sua empresa e comprarem o que ela oferece.

*Oferece diferentes pontos de vista*

Pessoas são diferentes umas das outras e passam por experiências únicas. Ao deixar e incentivar que produzam conteúdo, sua empresa faz com que existam diversos pontos de vista sobre o assunto, fazendo com que seja mais fácil para o usuário encontrar experiências parecidas.

Por exemplo: Suponha que você produziu um artigo explicando como aumentar a receita da sua empresa com as táticas x,y e z. Nos comentários, as pessoas podem explicar como elas ajudaram a aumentar a receita, mas em diferentes cenários, e o que tiveram de fazer para se adaptar em cada situação. Dessa forma, alguém que leia o seu conteúdo, ao ver o comentário, vai entendê-lo melhor do que a forma explicada pela sua empresa.

*Te mostra a opinião e perfil de sua audiência*

Para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo consistente é de extrema importância que entenda seu público, por meio da criação da persona, e uma das melhores formas de se fazer isso é através do conteúdo que produzem. Mapeie o que dizem, veja os tópicos mais discutidos, os assunto que geram mais conteúdo. Isso tudo ajuda a entender melhor o perfil do seu público e pelo que se interessam mais ou possuem mais dúvidas.

Ouvir seu público, principalmente seus consumidores, faz com que você compreenda melhor o que estão procurando ou quais os problemas mais afetam a experiência deles. Incentivá-los a gerar conteúdo faz com que você os ouça, ajudando o seu negócio a adquirir bastante informação, mas sem tanto esforço.

*15 minutos de fama*

O usuário que tem sua publicação em destaque se sente valorizado e importante, fazendo com que, normalmente, queria compartilhar aquilo que produziu. E se a sua empresa propicia este espaço, ou destaca a importância do que foi feito, mais e mais usuários tendem a fazer isso.

Quem cria o conteúdo pode fazer isso por premiações (financeiras ou não) ou apenas para alavancar-se, como é o caso, por exemplo, de um fórum ou uma plataforma para perguntas e repostas, onde o indivíduo pode mostrar conhecimento e ganhar notoriedade.

Depois compare os resultados com sua mídia paga e veja que os custos de produção de conteúdo interno são bem maiores que monitorar, oferecer a plataforma e oferecer suporte, que é basicamente o que você precisa (a não ser que crie uma incrível campanha de engajamento).