Segundo um relatório anual da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, dezesseis por cento de todos os compradores de primeira casa em 2017 eram casais não casados, a maior participação da organização desde 1981, diz Jessica Lautz, diretora de pesquisa e comunicação da NAR.
Por mais que queiramos acreditar em contos de fadas, amor e casamento nem sempre andam juntos. Se você está em um relacionamento sério, casar pode não estar em seus planos mas o sonho de comprar uma casa juntos sim.
Seguem algumas dicas:
Assine um acordo pré-nupcial… para a casa
Nenhum casal quer falar sobre se separar, mas se você vai ser coproprietário, é uma opção.
No contrato deve constar questões básicas como, por exemplo: O que acontece com a propriedade se você se separar? E se um de vocês se tornar inválido ou morrer? Quem paga contas de serviços públicos ou para grandes consertos?
Não “espere as questões virem à tona”, porque sem um acordo escrito as coisas podem ficar confusas muito rapidamente.
Escolha o tipo de título
Existem varias opções para a compra de uma propriedade nos Estados Unidos. Apesar de algumas poderem variar de estado para estado, seguem as opções mais comuns:
Sole ownership (Propriedade exclusiva). Apenas um nome é registrado na escritura e essa pessoa tem todos os direitos e responsabilidades de propriedade.
Joint tenancy (Propriedade conjunta). Cada pessoa possui 50% da propriedade. Se um dos proprietarios vir a falecer, a sua parte transfere automaticamente para o outro.
Tenants in common (inquilinos em comum). Permite a propriedade desigual, portanto você pode ter uma participação de 75% enquanto seu parceiro possui 25%.
Segundo a advogada de Real Estate Leaha Norvell “se o casal não é legalmente casado, no documento de aquisição do imóvel (Deed) constará que eles são “tenants in common” (TIC), onde ambos tem direitos individuais no imóvel. O que significa que na partilha, em caso de falecimento, cada parte poderá transferir seus direitos para um filho ou um herdeiro indicado pelo mesmo em testamento.
O casal também poderá optar por adquirir o imóvel como “joint tenants with rights of survivorship (JTROS)” , onde ambos tem o direito compartilhado no imóvel e, em casos de falecimento, o direito de um dos proprietários passa automaticamente para o proprietário que sobreviveu.
Se o casal decidir se separar, o Título no documento de aquisição do imóvel (Deed) não mudará automaticamente. Para que isso aconteça, o casal deve iniciar uma mudança do Título, o que implicará em novos custos para o registro do novo documento e ambas as partes terão que assinar essa nova documentação.

Comprando uma casa como um casal não casado?
No caso de falecimento de um dos proprietários, o título na documentação do imóvel não mudará em nada. Se no “Deed” o titulo foi feito como ‘TIC”, então a parte do indivíduo falecido precisará passar por inventario para que se faça a transferência. Caso o titulo da casa seja feito como JTROS, então os direitos do individuo falecido deverão automaticamente ser transferidos. Nesse caso o proprietário que sobreviveu terá que registrar o atestado de óbito no cartório do condado da propriedade, não ha necessidade de mudança do Deed.”
Seja qual for a opção a ser escolhida, escolham com consciência e em comum acordo. Sempre com a ajuda de um profissional da área legal que assistirá vocês em todas as etapas do contrato.
Apos a decisao tomada, aproveitem sua casa nova e sejam Felizes para Sempre!!!!
Para mais informações:
Leaha Norvell, Esq.
Palmetto Harbor Title, Inc.
561.939.8286 phone
561.923.8277 fax