Você já fez um plano de pagamento de College Tuition para seu(s) filho(s)?

Veja aqui uma comparação entre um Plano 529 (“529 Plan”) e o Florida Prepaid College.

Seu filho nasceu e você sabe que o custo de uma universidade nos Estados Unidos ao longo de 4 ou 8 anos não é barato. Mas você até agora não parou para pensar como você vai ajudá-lo a pagar por seus estudos para que ele não precise solicitar empréstimo e pagar do seu próprio bolso.  Afinal, se você puder pagar ao longo de 18 anos antes dele começar a faculdade, o custo será muito menor que deixar essa responsabilidade com ela.

A diferença principal

No estado da Florida, o plano “Florida Pre-Paid”  é bastante conhecido assim como o plano 529 que é disponível por cada estado.   Eu costumo dizer que a diferença maior é que quando você tem o Florida Prepaid, você paga o valor da mensalidade antecipado; é como se você comprasse 120 créditos hoje e pudesse usar no futuro independente de quanto o preço do crédito subir. Com um Plano 529, você está investindo dinheiro hoje e seu dinheiro cresce de acordo com o mercado de ações.

Diferenças de custo

Se você optar por um Plano 529 você deve se informar sobre as diferenças de custo entre planos de estados diferentes e comparar principalmente o custo de manutenção do plano (em porcentagem, quanto maior a porcentagem, mais você paga pela manutenção do investimento).  Cada estado tem um plano e cada estado tem um custo de manutenção do fundo de investimento.

O estado que você escolher para fazer o plano não tem nada a ver com o estado onde seu filho estudará. Por exemplo, no meu caso, eu optei pelo Plano 529 do estado de Utah (uesp.org), pois o plano tinha uma boa reputação na sua performance dos fundos mútuos, tinha um dos custos mais baixos e não requeria um investimento mínimo para abrir uma conta. Mas não espero que minha filha escolha nenhuma universidade naquele estado. Simplesmente a performance desse fundo, na época que eu escolhi, era favorável.  Cada estado tem seu próprio plano.

Veja no infográfico abaixo as diferenças e escolha qual você prefere. O mais importante é que você comece já! Mesmo que seu filho não seja mais um bebê, você ainda tem chances de economizar e presentear seu filho com essa ajuda. É importante que a conversa na sua casa não seja SE seu filho vai pro college, mas para QUAL college seu filho vai. Ter uma educação secundária é o ticket para a classe média americana e você não vai querer arriscar que seu filho cresça numa cultura onde isso possa ser uma opção. Mesmo que você comece tarde e não consiga financiar todo seu estudo, alguma ajuda é melhor que nenhuma.

1

2