As razões para perder clientes são muitas e podem não ter nada a ver com você. Clientes mudam de endereço, a situação financeira muda, o estilo de vida muda, o tempo que eles tem para consumir o seu serviço fica cada dia mais escasso ou o seu negócio não é de caráter repetitivo.

Ou… pode ser que tenha sido por algo que você disse ou fez, pode ter a ver com o ambiente do seu estabelecimento ou mesmo com a atitude de seus funcionários.

90% dos clientes insatisfeitos não voltam mais. A maioria não lhe dirá o porquê, mas muitos vão contar a razão para outros clientes potenciais. E a cada vez que a má noticia é disseminada, a história piora.

Falta de profissionalismo

Pessoas às vezes cruzam certas barreiras que não devem e acabam ofendendo o cliente. É comum, até como parte da cultura brasileira dos que vivem no exterior, encontrarmos pessoas que, durante o trato com um provedor de serviços patrício, assumem que isso implica numa certa intimidade para a qual o cliente pode não mostrar reciprocidade. Não assuma que a linguagem e atitude que você está acostumado a usar é aceitável para o seu cliente. Seja profissional sempre e separe clientes de amigos. Cumprimente as pessoas com um aperto de mão sempre que possível.   Esteja sempre impecavelmente vestido.

Variação na cobrança de preços

Quer fazer com que o cliente desconfie de sua honestidade? Pratique preços diferentes para o mesmo serviço. Se a natureza do seu serviço ou produto exige uma variação no preço, assegure-se de que você tem como manter o controle dessa variação e que isso não seja evidente. Se você dá um preço especial para certas pessoas, avise e peça para que elas não o divulguem.

Quebra de sigilo

Você conta a seus clientes os problemas e confidências de outros clientes? A única conclusão a que eles podem chegar é: “ele fará o mesmo comigo”. Jamais fale sobre seus clientes;  seja um confidente e um profissional de respeito.

Condições do seu estabelecimento

Como seus clientes se sentem no seu estabelecimento? Você pergunta isso a eles? Por que não perguntar? Você receia quanto ao tipo de resposta que eles podem lhe dar? Limpeza e bom atendimento são condições indispensáveis. Domine essas duas garantias e pergunte sempre aos clientes. Eles serão sinceros e essa sinceridade vai lhe ajudar a corrigir um problema.

Não contatar o cliente conforme prometido

Infelizmente um comportamento bastante comum na nossa comunidade. Um cliente lhe telefonou mas não lhe encontrou? Devolva a ligação imediatamente! Um cliente lhe contatou para fazer uma reclamação? Esse você precisa retornar a ligação mais rápido ainda! Essa pessoa vai lhe ajudar a melhorar o seu processo e você vai impedir que ela fale mal do seu negócio para outros. Você ficou de ligar no dia seguinte? Ligue no dia seguinte sem falta. Lembre que o cliente está lhe fazendo um favor ao contratar o seu serviço. Seja justo e entre em contato o mais rápido possível.

Falta de atenção de seus funcionários

Se o cliente não está recebendo a atenção merecida, ele não vai retornar por mal atendimento. Como você se assegura de que todos estão tratando seus clientes da melhor maneira possível? Um funcionário feliz é um funcionário que lhe ajuda. Muito cuidado em como você trata as pessoas pois elas podem acabar com a sua clientela. Não permita o uso de celular pelo seus funcionários enquanto clientes são atendidos.

Se você sabe a razão da perda do cliente, você pode tomar iniciativas para corrigir esse problema.

Boa sorte!