Pensando em como financiar seus estudos ou o estudo dos seus filhos? Verifique primeiro se você qualifica para um empréstimo subsidiado pelo governo antes de aplicar com uma entidade financeira privada.

Existem dois tipos de empréstimo federal dados pelo Departamento de Educação:

1) Direct Subsidized Loans: o governo é quem paga os juros (fixos) durante o período de deferimento (6 meses após formatura), ou se a pessoa comprova uma extrema necessidade financeira. Esse empréstimo é para bacharelado somente e é a escola que vai estipular quanto você pode pedir emprestado. Tem que estar matriculado pelo menos meio tempo. Você não pode pegar emprestado mais do que precisa para estudar.

2) Direct Unsubsidized Loan: Se a sua escola determina que você não tem uma dificuldade financeira, porém ainda qualifica para um empréstimo, eles podem te dar um “unsubsidized loan”. O empréstimo é disponível para bacharelado e mestrado. A escola é quem estipula quanto você pode pedir emprestado. Não há deferimento, portanto os juros são pagos a qualquer momento. Aqui também você não pode pegar emprestado mais do que precisa para estudar.

Assumindo que já exista uma escolha de escola ou do que será estudado, o primeiro passo é preencher um formulário chamado FAFSA (Free Application for Federal Student Aid). Esse formulário é grátis e não só ele pode determinar se você pode receber uma ajuda financeira mas também outros tipos de ajuda como doação (“grant”). O FAFSA significa que você está aplicando tanto para uma ajuda financeira (financial aid) quanto para um empréstimo subsidiado pelo governo (Federal Student Loan).

Preencha o fafsa online aqui: www.fafsa.gov. Quando você preenche esse formulário você recebe um “FAFSA ID”. Mantenha contato com o escritório de Financial Aid da sua escola para saber detalhes sobre prazos de aplicação, estimativa de aprovação, etc.

É importante que você submeta esse formulário o mais rápido possível após 1 de Janeiro do ano que você pretende começar. Normalmente as universidades começam em Setembro.

Documentos que você precisará para preencher o FAFSA:

  • Número do seguro social do estudante
  • O número de seguro social dos pais do estudante (caso você esteja fazendo a aplicação para seu filho)
  • O número da sua “driver’s license”
  • O número do seu green card (caso o requerente não seja cidadão americano)
  • Informação sobre suas finanças e contas de investimento
  • O código da escola que você escolheu (o FAFSA te dá esse código)

Empréstimo com entidades privadas (banco, ou credit unions):

Empréstimos são baseados na sua pontuação de crédito, portanto o banco terá que verificar o seu crédito para determinar a taxa de juros. A taxa de juros não é fixa ou regulada pelo governo, funciona da mesma maneira que comprar uma casa ou um carro: você precisa investigar e comparar os custos. A taxa de juros pode ser mais alta que a de uma hipoteca.

Não se deixe intimidar pelo processo pois educação nos Estados Unidos é um dos passos mais importantes que devemos tomar.

Bons estudos!