Flores são um tema que abrange muitos detalhes e diferentes tópicos. Confesso que quando comecei a escrever sobre esse tema eu tentei falar um pouco de tudo mas o texto ficou interminável.  Então resolvi escrever um pouco de cada tópico no decorrer desse mês de Maio.

Mês esse que no Brasil é conhecido como o mês das noivas.  Muitos sabem que Maio é considerado o mês das noivas, mas ninguém sabe realmente o porquê. Existem diversas hipóteses para explicar porque Maio é considerado o mês das noivas, mas a maioria delas não possue argumentos fortes. Por causa da falta de comprovações, eu resolvi então pesquisar e descobri algumas possíveis e remotas explicações, as quais compartilho com vocês.

Uma tese muito curiosa é datada da idade média.  Maio era o mês onde as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, afinal aqui no hemisfério norte é o começo da primavera, além disso naquela época não havia calefação e muito menos chuveiro elétrico.  Então era praticamente impossível tomar banho sob  temperaturas abaixo de zero.  Aquele era o momento ideal para o casório.   Afinal, depois de um banho, dava para amenizar o odor das noivas e dos noivos; elas caprichavam tomando banho com muitas flores e ainda levavam perto do seu corpo um ramo de flores bem perfumadas que acabaram se tornando tradição, a qual chamamos de bouquet.

Outra explicação é que Maio é considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por aqui, o que combina com a teoria do banho.

Então durante este mês vamos tomar um banho de informações sobre flores.  Falarei sobre o significado das cores e de cada flor;  como se preparar para começar a procurar por um profissional da área; como se preparar para decidir que tipo de decoração é a ideal para você e seu bolso; por onde começar e o que você vai precisar, tipos de bouquets, etc.   Enfim, como eu disse a coisa aqui vai longe pois com certeza esse é um tema super delicado e importante na minha opinião, e o segundo item mais difícil e caro de um casamento.

Foto: Glaucia Castro by Lush by Design

Foto: Glaucia Castro by Lush by Design

Antes de mais nada, as noivas precisam saber que há uma diferença entre um florista e um designer floral . Designers criam um design personalizado e único para cada noiva que eles tem o prazer em trabalhar, a noiva responde um questionário cujas respostas vão ajudar o designer a criar o que chamamos de “dream wedding”.  Além de criar, os designers geralmente tem uma vasta variedade de vasos, pecas de decorações, chandeliers,  candelabros, velas e por ai vai.  São profissionais que investem e muito para ter coisas exclusivas, que viajam o mundo atrás de novidades para que assim possam estar por dentro do que há de mais moderno no mundo de decorações para casamentos.

Ja o florista normalmente tem a sua loja, com boutonnieres, bouquets e arranjos predefinidos, em que apenas o tipo de flor e a cor é o que vai ser modificado. O forte deles seria a venda de flores, portanto no quesito de variedades de peças e ideias para decoração ficaria a desejar.

Para você saber qual desses profissionais você vai precisar contratar pense no seguinte:  Se você está tendo um casamento numa igreja pequena e simples, em casa ou na praia, poucas pessoas e pouco budget, um florista pode ser um grande caminho a percorrer.  Você pode facilmente mostrar ao seu florista as flores que você gosta, escolher suas cores, concordar com um preço, e configurar a entrega.

Mas, se você está tendo “um evento”, que pode incluir: um casamento grande, cerimonia e recepção num ballroom, jantar sentado, ou de uma cerimônia ao ar livre com tendas, você provavelmente vai precisar de um designer. O designer, não só criará todo o evento mas também estará no local no dia do evento para ter certeza de que a visão da noiva será executada com perfeição.  Eles supervisionam tudo para ter certeza de que todos os detalhes envolvidos serão usados ao máximo para garantir uma noiva feliz e um evento de sucesso .

Foto: Glaucia Castro by Lush by Design

Foto: Glaucia Castro by Lush by Design

Se você decidir trabalhar com um designer,  gostaria de acrescentar algumas sugestões: comece a buscar imagens de flores, cores e decoração que lhe inspiram. Essas imagens não precisam refletir seu estilo exatamente, mas você pode gostar de uma determinada cor ou uma flor, ou mesmo algo tão simples como uma fita.  Tudo o que você coletar irá dizer algo sobre seu estilo e visão.

O designer com todas as suas imagens e informações criara um projeto e em cima desse projeto você irá acrescentar, tirar ou manter itens de decoração até chegar no casamento dos seus sonhos. Por isso,  mesmo que você não consiga se comunicar com o que você quer exatamente, as imagens falam por si.

Certifique-se de que o que o designer é realmente alguém com quem você se sinta confortável.  Se precisar você pode falar com vários designers até encontrar um com o qual você se conecta. Uma vez que você sente que o designer esta conseguindo entender exatamente o que você quer,  dê a ele algum espaço para criar, pense no seu designer como um pintor;  o designer floral é verdadeiramente um artista, mas cria arte com flores e decoração. Então, tente não ser rígida demais sobre saber exatamente tudo o que vai parecer no dia do casamento, pois isso pode restringir o fluxo criativo. Micro-gestão por parte da noiva pode não ajudar no processo além de sufocar o profissional!

Não estou dizendo para deixá-lo fazer o que ele quer mas a confiança é a chave para ter como o que voce quer. A maioria das noivas têm algumas restrições orçamentais, e que só vai colocar alguns limites sobre o projeto total. Mas, dando ao seu designer algum espaço para usar seus talentos, esse pode dar-lhe algumas surpresas impressionantes no dia do casamento!

Antes de procurar um profissional da área de flores e decoração você precisa saber do seu budget, do número de convidados e do local da cerimônia e recepção. Todo projeto será feito baseado no local do evento, o número de centro de mesas será baseado no número dos seus convidados e o estilo geral será  baseado no seu budget.  No fundo, toda noiva já sabe o que ela quer para o seu casamento.  Algumas mesmo antes de ter o namorado já tem separado folders e mais folders no seu computador com fotos de decorações, resultado de horas no Google e Pinterest, mas não adianta querer uma decoração de $10,000 com um budget de $3,000.

Foto: Glaucia Castro by Lush by Design

Foto: Glaucia Castro by Lush by Design

Outro detalhe importante é tomar cuidado ao colocar o seu budget para decoração em pessoas que se dizem profissionais e que no fundo apenas estão de olho no seu dinheiro, para isso infinitas promessas são feitas mas que a realidade no dia será completamente outra.

Ja vi noiva chorar do começo ao fim do seu casamento porque prometeram A e entregaram B, ou pelo fato de que o “profissional” nem apareceu no dia.  Existem também aqueles que terminam de decorar quando os convidados já estão presentes, algo que eu acho inadmissível!  Eu poderia ficar aqui e escrever um livro sobre tudo o que já vi de errado e de tristeza em casamentos por causa de um mau  profissional.  O que eu sempre digo é que existe uma diferença entre quem faz pensando nas cifras, e  aquele que faz com paixão à profissão.

Profissional de verdade tem empresa aberta, tem seguro, tem um time de funcionários que vai entregar, montar e caso seja necessário transferir algum arranjo da cerimonia para a recepção,  eles o fazem também. Além disso,  eles voltam no final da festa para recolher seus pertences.  O profissional de verdade tem um contrato que especifica absolutamente tudo, ele consegue executar seu trabalho dentro de um budget, é honesto ao admitir que não é possível fazer algo que a noiva esteja querendo e,  acima de tudo,  cumpre com sua palavra.

Abaixo uma lista básica do que geralmente você vai precisar para seu grande dia.  Naturalmente essa lista pode variar conforme o estilo de casamento que você visualiza:

Personal Flowers
□ Bouquet da noiva
□ Bouquet das bridesmaids
□ Bouquet para jogar para as solteiras (conhecido como o Tossing bouquet)
□ Bouquet da flower girl ou apenas pétalas
□ Boutonniere para o noivo
□ Boutonniere para os groomsmen
□ Boutonniere para o Ring Bearer (garoto que leva as alianças)
□ Boutonniere para o pai do noivo
□ Boutonniere para o pai da noiva
□ Boutonniere para os avós (opcional)

Ceremony Flowers
□ Arranjo para a mesa da entrada
□ Arranjos para Altar ou Chuppah
□ Arranjos para os bancos (mais utilizados em igrejas)
□ Velas
□ Decoração do caminho que a noiva ira percorrer

Reception Flowers
□ Arranjos para as mesas de cocktail
□ Arranjo para o bar
□ Arranjo para a mesa de Escort-card
□ Centro de mesas
□ Decoração para as cadeiras dos noivos
□ Arranjo para o buffet
□ Arranjos para a área de descanso dos convidados (conhecido como lounges)
□ Flores para o bolo (opcional)
□ Decoração para a mesa do bolo
□ Arranjo para os banheiros

No próximo artigo, falarei sobre as cores e estilos de flores, a época de cada flor, seus significados e os estilos de bouquets que existem.

Espero ter ajudado a entender um pouco sobre a diferença entre os profissionais dessa área. Saber aonde ir e como lidar vai lhe facilitar e com certeza vai lhe ajudar a economizar una boa grana, pois muitas noivas às vezes gastam com coisas desnecessárias.  Qualquer dúvida que você tiver, estou à disposição para esclarecer.


Quer saber mais sobre Festas e Eventos? Curta nossa página do Facebook.