Já perdi a conta de quantas vezes sentei com novatos, principalmente estagiários, para aconselhar como entrevistar sem experiência. A percepção que noto é que pensam que o fato de você não ter experiência te coloca em uma posição desvantajosa. Você precisa ter uma estratégia diferente:
#1 It’s about your potential
Estagiários ou novatos entrevistam porque tem potencial, não pelo o que fizeram. Você deve preparar-se para entrevistar munido de uma lista de habilidades que você possui que irão agregar valor para o empregador. Esqueça o passado, foque no futuro, mesmo que o empregador insista em falar sobre seu emprego entregando pizza. Tome o comando da entrevista e mude o curso, sempre que possível, para falar sobre o que você pode fazer.
#2 Fale sobre conhecimento
Se você não tiver experiência em uma área, você precisa, pelo menos, saber falar sobre o tópico. Não há desculpa. Hoje em dia existe muita informação na web e você precisa convencer o empregador que você, no mínimo, pode aprender muito mais do que já sabe. Por exemplo: Se você for entrevistar para um emprego de analista sem nunca ter analisado nada antes, você precisa conhecer de técnicas para colher dados, usar banco de dados, usar planilha Excel, etc.
#3 Não pense que o entrevistador sabe mais que você
Um grande equívoco de novatos é achar que as pessoas tem um conhecimento muito maior que eles, principalmente os gerentes que estão entrevistando. Não esqueça que você pode ter estudado e aprendido técnicas recentes que o entrevistador (que pode estar nessa função há anos), não está atualizado. Entrevistar baseado em conhecimento é a sua vantagem competitiva.
#4 Procure um mentor e simule uma entrevista
Se você conhecer uma pessoa que considera bem sucedido na sua área, peça para essa pessoa simular uma entrevista com você. Você irá se surpreender a boa vontade que as pessoas tem em ser mentores, em ajudar outros.
#5 Não se desculpe pela falta de experiência
No intuito de buscar empatia com o entrevistador, candidatos acabam mostrando fraqueza ou insegurança quando se desculpam por não ter experiência, por não falar inglês fluentemente, por qualquer coisa. Não há necessidade disso e até te prejudica, pois o empregador quer ver em você uma atitude confiante. A única excessão para pedir desculpas é por chegar atrasado à entrevista, mas você, nunca, jamais, chegará atrasado a uma entrevista!
Lembre-se: se você não tem experiência, você precisa ter conhecimento. A cada momento da entrevista que você sentir que não terá a resposta esperada, não perca a oportunidade de dizer: “eu ainda não fiz isso, mas posso aprender”. Como você pode convencer que irá aprender? Mostrando para o entrevistador toda a evidência do que você já aprendeu sobre o assunto.
Boa sorte!