Se você trabalha para uma empresa americana de porte médio a grande, você provavelmente terá que sentar com seu chefe para uma avaliação de desempenho a cada seis meses. Não fique estressado … fique preparado!

Funcionários normalmente não se preparam para essa reunião e encaram isso com ansiedade, esperando que seu superior aproveitará para focar no negativo ou pensam que isso é uma oportunidade para discutir sobre salário. A verdade é que essas oportunidades deveriam acontecer com mais frequência e serem mais aceitas. Feedback é essencial para seu avanço profissional!

Método Sanduíche

Conheça e saiba detectar o método “sanduiche” ou “Oreo cookie” de avaliação: seu chefe começa a sessão com algo positivo sobre você para quebrar o gelo, insere o negativo e termina com o positivo. Esse método é muito eficaz, pois a maioria dos supervisores ou gerentes não gosta de ter que se reunir com você para falar de coisas negativas e geralmente não gostam de confronto.  Se a sessão for toda negativa, há um problema grave: ou sua performance realmente não está adequada ou existe um problema pessoal.

Tenha seus objetivos em mãos

Avaliação precisa ser sobre objetivos e precisa ser medida contra esses objetivos e não sob declarações subjetivas. Por exemplo, quando a conversa for sobre não estar atingindo metas de venda, aproveite para confirmar a meta que foi estabelecida. Agora, se o objetivo foi aumentar uma meta e isso não aconteceu, você precisa ter uma explicação em mãos na hora.

Peça exemplos de quando você não agiu conforme esperado

Não aceite comentários vagos ou com percepção. Se seu chefe disser que você não sabe se comunicar corretamente, pergunte um exemplo de quando isso aconteceu. Se ele disser que você não escuta quando um cliente fala com você, diga: “can you tell me an instance when this occurred? It is better for me to understand from an especific example so I can correct it”. Fatos, fatos, fatos!

Sempre tenha um plano para oferecer

Caso você não esteja atingindo uma meta, isso pode ser um problema seu ou um problema da sua equipe. Lembre-se que você é empregado para resolver problemas e não para esperar que seus superiores resolvam por você.  Discuta o problema, mas discuta também o plano de ação. Termine em um tom proativo.

Aceite conselhos para melhorar

Escute com paciência tudo o que seu chefe falar sobre você. Se você não tiver um bom relacionamento com seu superior, mesmo assim, haverá coisas que serão ditas que provavelmente você já desconfia e portanto deve levar em consideração. Peça e agradeça pela honestidade do feedback, sem isso você jamais poderá melhorar.

“Um bom profissional não é aquele cujo chefe fala somente coisas boas, um bom profissional é aquele que busca seus erros para que os outros apontem e é aquele que toma uma providência para melhorar”.

Finalmente, evite discutir aumento de salario durante avaliação. Ao invés disso, agende uma reunião para falar especificamente sobre isso com seu chefe e traga toda a evidência do porquê de você achar que não está sendo adequadamente remunerado.

Boa sorte!