A reidratação após os exercícios é tão importante quanto a alimentação. Mesmo que você ingira água, ou sucos, ou bebidas esportivas durante a prática de exercícios, pode ser que não seja o suficiente. Você sabe como garantir que está se reidratando corretamente?

Algumas pessoas acreditam que se ingerir dois litros de água por dia estará tudo certo. Mas, pensando bem, será que isso pode ser válido para todas as pessoas? Imagine uma pessoa de 1,58m e outra de 1,95m ou uma pessoa que pese 50Kg e outra 100Kg. Acredito que as quantidades necessárias de líquido sejam diferentes. Então, não podemos apenas acreditar e pronto.

Além disso, quando ocorre a prática de exercícios a perda de água é bem maior. As duas formas que mais perdemos água é por meio do suor e pela respiração. Essas duas formas estão muito aumentadas quando se faz exercícios e ainda mais se os exercícios forem intensos.

A importância da reidratação durante o exercício se deve ao fato de que com a desidratação o sangue fica mais viscoso o que acarreta sobrecarga cardíaca. Com isso ocorre diminuição do desempenho e vigor. Sem dúvida o treino será abreviado e não será prazeroso.

Para saber o quanto de líquido você precisa ingerir para se reidratar após os exercícios é necessário se pesar antes e depois de fazer exercícios. A diferença é a quantidade de água que foi perdida por meio do suor e da respiração. Por exemplo: se você pesa 50Kg antes de fazer exercícios e 49,5Kg depois de terminar o treino, você perdeu 0,5Kg em água que equivale a 0,5 litro. Então é só ingerir o dobro da quantidade ou o dobro mais a quantidade que perdeu. No exemplo seria 1 litro ou 1 litro e meio de líquido.

Outro ponto a ser esclarecido é que o melhor reidratante é composto por água, açúcar e sal. A mesma fórmula do soro caseiro. Para cada litro de água acrescente uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal. Sem dúvida pode ser usado suco de frutas, ou bebidas esportivas. Se for usado sucos de frutas eles deverão estar diluídos em água, pois na maioria das vezes são muito concentrados. E claro, sucos naturais.