Se você controla a saúde do seu coração fazendo exames de colesterol sanguíneo, saiba que pode não ser muito seguro.

Mais uma novidade que pode ajudar muito a nossa saúde e ainda você não precisa gastar muito dinheiro. A maioria das pessoas faz exames preventivos anualmente e dentre esses exames está a dosagem de colesterol sanguíneo, os famosos LDL, HDL e VLDL. A novidade é que existe um novo indicador de risco cardiovascular e de acidentes vasculares encefálicos, se chama Apoproteína B, ou apoB para os íntimos.

Segundo Allan Sniderman da McGrill University do Canada, a dosagem de apoB no sangue traz muito mais segurança do real estado de da real taxa de colesterol no sangue. A ideia é a seguinte: quando se dosa LDL, HDL, VLDL na verdade está se medindo a quantidade de “partículas” que carregam o colesterol no seu interior e não a quantidade de colesterol real. Sniderman defende a ideia que quando se dosa apoB estamos dosando o número de colesterol.

Isso tudo pode ser percebido porque os dados mostram que metade dos pacientes que tiveram infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico apresentavam taxas de colesterol sanguíneo normal ou mesmo abaixo do normal. E outro dado é que as pessoas que tinham taxas de apoB acima do normal tiveram 3 milhões a mais de infartos do miocárdio que as pessoas que tinham taxas baixas de apoB. Independente das taxas de colesterol sanguíneo serem altas ou baixas. Claro que existem cientistas que discordam desse posicionamento, mas temos que concordar que os números são bem convincentes.

Na verdade, tudo isso tem sua importância diminuída quando sabemos controlar as taxas de colesterol sanguíneos com nossos hábitos alimentares e com exercícios. Manter o peso, comer com moderação e sem estresse, sem dietas doidas e passageiras, mover o corpo com respeito e cuidar da alma. Fazendo isso não é só o colesterol que ficará nos níveis normais, tudo ficará no lugar e da forma correta. Então, se o exame de sangue é perfeito ou não, se os remédios fazem ou não efeito, isso pouco afetará você, porque você é saudável.

1 -To Help Save the Heart, is it Time to Retire Cholesterol Tests? Mitch Leslie Science Magazine 8 de dezembro de 2017 Vol 358 ISSUE 6368 pag 1237-1238