Cidadania sem falar inglês ou fazer prova? É possível?
Cidadania sem falar inglês ou fazer prova? É possível?

Portadores do green card, que é o documento legal que autoriza a residência legal nos Estados Unidos, são agraciados com uma série de benefícios.  Além da entrada e saída sem restrições dos Estados Unidos, e da capacidade de trabalhar para qualquer empregador nos Estados Unidos, facilidade na obtenção de crédito nas compras financiadas, dentre outros.

Um dos maiores benefícios de ser portador de um green card é a possibilidade de se tornar cidadão americano mesmo sem ter nascido em solo americano. Pessoas que obtiveram residência legal nos EUA por meio de casamento e que continuam casadas com cidadão americano são elegíveis para obtenção da cidadania após 2 anos e 9 meses da obtenção da residência legal, e cumprimento do período de presença física nos EUA. Para os outros que obtiveram green cards por outros processos, ou pessoas que obtiveram o green card por casamento mas se divorciaram antes de receber a cidadania, podem pleitear a cidadania com 4 anos e 9 meses da data de obtenção do green card e cumprimento do período de presença física nos EUA.

Apesar do green card permanente durar por 10 anos e ser renovável indefinidamente, apenas a obtenção da cidadania é permanente. Se é tão vantajoso, por que tantas pessoas protelam a candidatura à cidadania americana? A causa número um é o medo de não passar no teste de língua inglesa e conhecimento cívico.

A prova cívica é composta de 5 perguntas extraídas de 100 perguntas disponiveis no site da imigração para preparação para a prova, e que contém perguntas a respeito de fatos históricos, e atualidades como senadores e deputados eleitos, capital do estado de residência, e nome do governador. A prova de inglês é composta de perguntas simples que podem ser respondidas com poucas palavras.

Simples, mas ainda sim intransponível para algumas pessoas. Em vista disso, a imigração norte-americana oferece isenção do requisito da prova de inglês para algumas pessoas que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Pessoas com mais de 50 anos de idade, e que são residentes legais há pelo menos 20 anos; ou
  • Pessoas com mais de 55 anos, e que são residentes legais há pelo menos 15 anos.

Nesses casos os candidatos a cidadania fazem a prova de conhecimentos cívicos no seu idioma, desde que leve um intérprete que fale inglês e no caso português.

Pessoas com mais de 65 anos e que são residentes legais há, pelo menos, 20 anos recebem consideração especial por parte do agente de imigração durante a prova cívica.

Finalmente indivíduos que possuem uma condição de saúde física ou psicológica determinada por avaliação médica ou por psicológo licençiado recebem isenção de ambas examinações. Para receber tal benefício, é preciso preencher o formulário N-648 Medical Certification for Disability Exceptions, e enviar o documento para a imigração junto com o pedido de cidadania.

Se você ou alguém que você conhece está “enrolando” para fazer a prova de cidadania, não deixe de enviar a sua pergunta relacionada a pedido de cidadania para imigracao@brasileirinho.com para que você ou esse alguém possa realizar esse sonho o mais rápido possível!

Renata Castro, Esq. é advogada de imigração. Renata está disponível por E-Mail: renata@renatacastrolaw.com.

17 Comments

  1. Janice pereira

    Boa noite estou morando só EUA a quase cinco anos pago impostos trabalho mas meu companheiro de 25 anos mora no Brasil então eu viajo p lá quatro vezes ao ano e e lê vem me ver outras vezes . Pretendo fazer a
    cidadania no próximo ano mas estou com medo que
    Eles
    Não aprovem apesar de não ter
    Trocado de emprego , tenho dois empregos e os meus chefes um brasileiro e outro americano me permitem viajar por saberem da minha situação mas nunca passei do período permitido Mas eu também tenho problema de saúde tive 4 derrames cerebral sendo o último a 15 dias atras não tenho sequelas mas ninguém sabe pq eu tenho os derrames hj faço parte de um grupo de estudo do MGH em Boston sou voluntária na igreja será que mesmo com essa condição de saúde eu preciso fazer o teste ?

    Reply
  2. tatiama m, root

    tenho minha permancia definitiva , meu gren card permanete mas desejo ,muito aplicar para a cidadania mas tenho receio de nao passar pos nao fala ingles algumas coisas posso entender ,mas ja tenho panico so em pensar no teste tremo toda..

    Reply
  3. Renata Castro

    Sandra, aonde voce morou? Brasil? Para que voce se candidate a cidadania e preciso cumprir com periodo minimo de residencia nos EUA – ou seja, mostrar um periodo de presenca fisica nos EUA. Sugiro qeu voce entre em contato com nosso escritorio para que eu possa fazer uma analise mais detalhada do seu caso.

    Reply
  4. Renata Castro

    Paulo, e possivel tentar isencao da prova mediante diagnostico de sindrome do panico ou algum outro disturbio por um medico. Temos varios clientes nessa situacao que obtiveram a cidadania sem prova.

    Reply
    • Maria Oliveira

      Meu marido tem 80 anos e eu 74 anos e temos grencard a 20 anos vamos fazer a prova em portugues so decoramos 20 perguntas. Temos que levar interprete? por favoe me responda nosso teste vai ser dia 27/7/ 2017 desde ja muito obrigado.

      Reply
  5. Renata Castro

    Marcell, voce tera que esperar o periodo de 5 anos para obter sua cidadania.

    Reply
  6. Sandra Suely Veiga de Freitas

    Tenho green card a 8 anos mas morei a maior parte no B rádio tenho 63 anos e o meu marido 67 estamos querendo aplicar para cidadania mas não falamos inglês o que fazer.

    Reply
  7. Marcell

    Oi
    Sou casado e minha esposa é americana e tenho 1 ano de green Card pois minha esposa faleceu tem 4 meses tenho que esperar os 5 Anos para fazer a minha cidadania o posso fazer e 3 anos?

    Reply
  8. Paulo

    Minha mãe vai fazer 71 anos, casada com americano a 9 anos , mas ela tem Panico das provas e testes. Ela trabalha DW e quando faz os testes é um sofrimento e o marido sempre ajuda. Sera que pela idade ela conseguiria algum beneficio ???

    Reply
  9. Mane

    Eu sou americano nascido aqui em US e a minha esposa é brasileira
    Casamos em março de 2010
    Acabei de ligar p USCIS e fomos informados para esperar atê outubro deste ano de 2015 para solicitar a cidadania dela.
    Consequentemente o processo vai levar mais de 5 anos, e não 2 anos e 9 meses.
    É impressionante como tem informação incorreta na internet!!!

    Reply
  10. katia

    Eu tenho um questionario que uma amiga me deu posso estidar nele ou eles mudao sempre as perguntas, e me disserao que os filhos que estudarao aqui e receberao o greencard so tem que paga a taxa e fazer o juramento e verdade. …..

    Reply
  11. Nathalia

    Sou americana e voltei a morar nos Estados Unidos recentemente. Não sou elegível a passar a cidadania ao meu filho de 14 por alguns pré-requisitos já avaliados. Para ele vir morar comigo e estudar em uma escola pública, ou seja, que não necessite do i-20… Qual seria o visto!? Ele sem residente permanente e portanto pode aplicar para o greencard mas se aplicar agora demora muito a finalizar o processo…. Ou poderá entrar com status pendente?! Vocês teriam alguma dica ou recomendação no meu caso!? Grata!

    Reply
  12. Monalisa

    oi eu estou morando com meu namorado, ele tem 5 anos de green Card, eu queria saber se a gente casar antes dele pegar a cidadania se complica pra pegar e se não depois de casados e ele pegar a cidadania eu já posso dar entrada pro green Card, e em quanto tempo mais ou menos eu recebo o green Card, vim pra cá com o visto de turista e conheço ele é não voltei mais, desde então moramos juntos.

    Reply
  13. Telma De La Cruz

    Já mandei email, espero que receba algum retorno…meu marido tem dislexia!

    Reply
    • Rafaela

      Telmo, conheço alguém que passou tendo dislexia, mas é obrigatório fazer pelo menos a prova oral, antes de tudo isso tem que passar por psicólogos em inglês e da mesma língua da pessoa, mesmo assim, eles dificultam. A pessoa teve que ter uma segunda entrevista, a qual ela levou o advogado. Creio que se o advogado não tive-se não dariam à essa pessoa. Então é possível, mas muito desgastante. Tem que ter paciência e todo esse processo leva no mínimo 1 ano

      Reply
      • RenataCastro, Esq.

        Ola Telma, desde já agradeço o seu contato. Em suma, portadores de deficiência física ou mental que dure pelo menos 12 meses da data de início do caso de cidadania podem pedir isenção da prova cívica e de inglês, mediante apresentação de laudo médico ou psicológico.

        Reply
  14. Jocimar barauna

    Muito bom pq me encontro nesta cituaçao
    Tenho 51 anos e 21 de green Card.
    Posso levar de intérprete minha esposa ou
    Filha?
    Obrigado aguardo resposta.

    Reply

Comentarios?

Your email address will not be published.