Depois de um longo período de descanso, dias inteiros de brincadeiras sem muitos horários e tarefas pra cumprir, chegou a hora da volta às aulas da criançada. O momento é de readaptação dos pequenos, mas não são só eles que precisam reorganizar a rotina; a família toda entra no clima de “back to school”

Para que tudo dê certo e aconteça sem correria e imprevistos, é preciso se planejar com antecedência.  O ideal é iniciar o período de organização e readaptação com uma semana de antecedência. Assim, todo mundo vai ter tempo de entrar no ritmo e se acostumar com a mudança.

A lista de itens que precisam ser feitos e verificados é longa e muitos deles podem passar despercebidos pelos pais.

Organizar o material, ajustar o relógio biológico, comprar um tênis que dure o ano todo são alguns itens fundamentais para recomeçar o ano.

Todo o ano é a mesma coisa: a gente acha que as férias são intermináveis, mas quando percebe, de uma hora para a outra, já está na hora de encarar a fila no estacionamento da escola.

E como evitar a tensão do dia anterior e a gritaria antes de sair de casa?

• O grande segredo e planejar com antecedência e evitar ansiedade e nervosismo. As crianças imitam os pais e sentem a nossa agitação. Se os pais estão calmos e otimistas as crianças se sentem confiantes e competentes.  É um ano novo para eles, um ano escolar novo cheio de desafios e incertezas. A forma como nós mesmos lidamos com essa realidade vai determinar o sentimento da criança.

• As crianças não querem ser diferentes dos outros. Então é importante observar qual é o uniforme ou roupa apropriada que todas as crianças estarão usando. Tenha tudo preparado, lista de materiais comprados, uniformes, lancheiras, mochilas. Nada de deixar para a ultima hora, isso gera stress e insegurança.

• Use as ultimas semanas das férias para colocar a rotina de volta pouco a pouco. Horário para refeições e hora para dormir e acordar. Prepare a casa para o grande dia e para o resto do ano escolar, designe uma área para mochilas e lancheiras para evitar correria de manhã. E não se esqueça de um café-da-manhã reforçado e um lanche saudável que pode ser planejado no dia anterior.

• A família toda junta pode planejar para um ano escolar de sucesso. Por exemplo, sente com seu filho e crie uma tabela da rotina. Pergunte ao seu filho o que ele quer fazer quando chega da escola: brincar primeiro ou lição de casa? As respostas vão na tabela. Quando as crianças criam a rotina elas mesmas, mais elas vão gostar de segui-la.

E a sua casa? Está pronta para o corre-corre matinal? Estar com a casa organizada é fundamental para o sucesso do dia. Com um pouquinho de boa-vontade você mesmo pode deixar a casa pronta e organizada.

1. Parede de planejamento familiar: seja na entrada na casa ou na entrada da garagem uma parede designada para a rotina da família. Vale incluir um calendário, espaços para folders, cortiça para pregar papeis importantes, ou pintar com chalkboard para escrever com giz. Vejam as ideias abaixo, a primeira foto é da minha casa, eu pus o marido para trabalhar e ficou ótimo!

Back to School 1
2. Espaço para Lição de Casa: decore um canto da casa onde as crianças possam se concentrar e você possa observa-las para ter certeza que estão focadas no trabalho escolar. Certifique se tem boa iluminação e se o espaço escolhido é longe de barulho.

Back to School Item 2

3. Papéis importantes no lugar certo: crie um arquivo com folders por criança e por ano. Todos os papéis que receber da escola vão ter um folder especifico.  Separe também por urgência e por assunto.
ITEM 3 IMAGE 1

4. Uniforme: organize a roupa da escola com etiquetas separadas por dia da semana. Isso facilita demais a rotina da manhã. ITEM 4 IMAGE 1

5. Crie um cesto com os materiais para lição de casa: lápis, caneta, lápis de cor, borracha, cola e tudo necessário para a lição estará fácil de encontrar. ITEM 5 IMAGE 1

6. Cesto para Livros: perto da porta uma cesta para guardar os livros que devem ser devolvidos para a biblioteca ou para a escola.

ITEM 6 IMAGE 1

 

7. Lanchinhos saudáveis sempre à mão: antes que as crianças ataquem um pacote de chips assim que entram em casa, deixe bem organizado na despensa um cesto com “snacks” saudáveis e variados.  Aposte em castanhas, frutas secas, barras de cereal orgânico e preste atenção antes de comprar: alto sódio, açúcar refinado, corantes e conservantes só vão deixar as crianças agitadas e nervosas.
Item 7

8. Espaço para Backpacks e Lancheiras: que tal um móvel ou cestos designados para guardar todos os materiais da escola? Criando uma área especifica para mochilas, sapatos e livros vai evitar que sejam despejados ao redor da casa. Item 8

9. Criança bem alimentada tem notas melhores: não deixe seu filho sair de casa só com uma barra de cereal no estômago.  Planeje o cardápio de café-da-manhã para toda a semana.  Pesquise receitas que possam ser preparadas no dia anterior e só aquecidas na hora. Aqui em casa eu ponho a mesa na noite anterior e de manhã e só sentar! Nada de café da manhã em pé ou no carro!  O mesmo vale para o lanche da escola, prepare com antecedência e garanta uma refeição saudável e gostosa para seu filho. Item 9

10. Crie uma tradição de família: Seus filhos vão crescer e você vai sentir muitas saudades.  Que tal registrar o primeiro dia de aula? Pode ser apenas uma foto mas pode incrementar com uma plaquinha com o nome de cada criança, a idade, comida favorita e outros itens particulares do seu filho.  Essa nova tradição não somente vai ser guardada para a posteridade como também vai ser divertido fazer no primeiro dia tirando o foco do stress para uma coisa agradável! ITEM 10 IMAGE 1

Até a próxima!


Quer saber mais sobre Casa e Decoraçãp? Curta nossa página do Facebook.