A VFP estréia Aulas de Alimentação Saudável em Orlando

May 24, 2023 | Educação

A Fundação Vamos Falar Português (VFP) que oferece aulas gratuitas de português e cultura brasileira para crianças de 2 a 15 anos em seis pontos na Florida (Miami, North Miami, Pompano Beach, Boca Raton, Palm Springs, Orlando e Clermont) agora um projeto inovador já começou com sucesso! A VFP Orlando ofereceu este semestre aulas gratuitas de alimentação saudável com a nutricionista brasileira Carol Vieira. Cristiane Martins, Presidente da VFP, conta que o encontro com a Carol foi por acaso: “Carol se inscreveu para voluntariar no nosso programa, mas conversando com ela, ela me disse que era nutricionista. Não perdi a oportunidade de logo oferecer uma parceria que seria riquissima para a comunidade brasileira. E assim começou o programa de Alimentação Saudável para as crianças que frequentam a VFP Orlando.”

O programa piloto de Alimentação Saudavel teve três turmas de até dez crianças cada, elas assistiam as aula de português e depois a aula da nutricionista Carol Vieira ou vice-versa.

“Agradeço a VFP por me permitir levar a nutrição às crianças, através da alimentação saudável e contribuir no aprendizado do português, a se familiarizarem com os alimentos, aprender novos sabores, a cultura brasileira, a ter maior coordenação, maior integração entre às famílias e sociabilização das crianças” declarou Carol Vieira, nutricionista clínica especializada em abordagem comportamental.

Verônica Rikansrud, coordenadora do núcleo de Orlando e mãe de um dos alunos que participou do programa com a nutricionista, declarou: “As aulas de alimentação saudável com certeza foi essencial para o desenvolvimento de nossas crianças. O contato das crianças com os alimentos aprendendo um vocabulário novo em português, o preparo e o tempo de espera até que o alimento fique pronto é fundamental para a criança se sentir mais inserida na família ajudando no seu lar e entendendo que ela pode ter orgulho dela mesma em saber preparar seu próprio alimento.”

Daiane, mãe do Lucas e do Arthur que participaram do programa, disse que tudo foi muito enriquecedor, os meninos participaram de todas as fases dos pratos, escolhendo os ingredients e comendo também. O favorito deles foi o brigadeiro de leite ninho e a farofa feita com alho-poró.

Ao final das aulas, a VFP preparou uma festa de formatura para as crianças, onde elas ganharam um avental com o nome delas e um diploma de participação. Cada criança preparou em casa a sua receita favorita e depois da formatura, serviram a todos os convidados que estavam presentes.

O programa piloto de Alimentação Saudável que ofereceu apenas cinco aulas fará parte do calendário de programas da VFP e no próximo semestre contará com dez aulas. Cristiane agradece ao Pastor Lécio Dornas por oferecer mais um local na Igreja da Familia em Orlando para que o programa aconteça.

Inscrições para o programa de Aulas Saudaveis estão abertas no site da VFP, mas o programa é exclusivo para os alunos da VFP Orlando. A VFP está aberta a expandir a experiência nos outros núcleos, oferecendo uma segunda aula para as crianças já inscritas no programa de aula de português. Se você é um professional de qualquer área e gostaria de oferecer aulas gratuitas para as crianças assim como a Carol, entre em contato para uma parceria, vfp@vamosfalarportugues.org.

A VFP está em recesso e retorna em setembro, mas as inscrições estão sempre abertas no site. http://www.vamosfalarportugues.org

Somos o Brasileirinho, seu portal de referência para serviços, eventos e produtos. Oferecemos criação e manutenção de websites, assistência em hospedagem e domínios, treinamento para criação de conteúdo e atualização de páginas e plugins. Trabalhamos exclusivamente com o WordPress, usando a plataforma DIVI para criar sites modernos e visualmente atraentes. Contate-nos e transforme suas ideias em uma presença online de sucesso!