A maioria das barreiras para o seu sucesso é criada por suas próprias mãos.  Auto-sabotagem é a ocorrência mais comum.  Às vezes fazemos isso em pequenas doses, as vezes se torna uma “way of life”.  Muitas vezes isso é causado por um condicionamento negativo.

Como lutar contra esse negativismo? É preciso primeiro saber detectá-lo no momento que isso acontece.  Vamos a alguns exemplos:

  1. Possuir uma auto imagem negativa

É muito comum as pessoas dizerem que nao são capazes de concretizar projetos, aprender coisas novas e muitas vezes se considerarem ineptas.  Todo ser humano é capaz de aprender, mesmo que depois de muito esforço.  Lembre-se que o verdadeiro sucesso não é medido por seu sucesso acadêmico mas sim pelas suas realizações como indivíduo. O que adianta um indivíduo com inúmeros diplomas se não é capaz de interagir na sociedade?  No momento em que você disser algo negativo sobre si mesmo, pare imediatamente e reprima esse impulso.

  1. Culpar outras pessoas pelas nossas faltas de sorte

Voce está no comando da sua vida.  Seus problemas podem ter sido causados por seus pais, maridos, chefes, mas a solução cabe a você implementá-la.  No momento em que você sentir vontade de reclamar de alguém por algo acontecido contra você, pare imediatamente e reprima esse impulso.

  1. Aceitar que é normal cometer erros

“Isso não vai dar certo”, “eu sei que alguma coisa vai dar errado”.  Muitas dessas afirmações acontecem sem que as pessoas pensem no que dizem e até achem normal dizer isso.  Ao contrário, devemos esperar que resultados sejam perfeitos e trabalhar para que os erros somente existam como parte de um aprendizado.

  1. Auto conversa negativa

“Eu nao tenho sorte”, “Isso sempre acontece comigo”.  Vide explicação nro.3.

  1. Repetir erros (não aprender lições)

Se erros acontecerem, aprenda a lição para melhorar.  Erros são essenciais no processo de aprendizado.  Se o seu funcionário, filho, ou companheiro comete um erro, não seja cruel e não  entre em um processo de julgamento.  Analise o que aconteceu e veja o erro como uma forma de aprendizado.  Aprecie o erro e aprimore para que ele não aconteça de novo.

  1. Se cercar de pessoas inapropriadas

Na minha opinião, a pior barreira.  O problema é que não identificamos essas pessoas facilmente.  Muitos de nós somos facilmente influenciados por outros e não sabemos (ou às vezes não conseguimos) nos desvencilhar de pessoas que não nos trazem perspectivas novas.  Por causa de seus proprios infortúnios, elas nos arrastam para o fundo junto com elas.  Se você tiver algum palpite que essa pessoa não é apropriada para você alcançar seus objetivos, provavelmente voce está certo. O que fazer? Aproxime-se de pessoas que avançaram em suas carreiras ou em seus negócios e tente ao máximo escutar conselhos dessas pessoas. Sua intuição funcionará muito bem.

  1. Procrastinagem

Sinônimo de preguiça e ineficiência.  Mas veja que procrastinar é um sintoma. Se você tem uma tendência a procrastinar, é preciso reavaliar sua tarefa ou iniciativa e descobrir a razão pela qual  você está sempre jogando essa tarefa para o fim da lista.  Talvez você seja um perfeccionista e nem precise chegar ao ponto de postergar.  Às vezes procrastinagem é desencadeada por causa de falta de informação.  Nao tente fazer com que você se sinta inadequado e ineficiente.  No primeiro sinal de que você não está com vontade de executar uma tarefa, tente a psicologia reversa: enquanto você não riscar isso do seu “to do list” você deverá ficar incomodado.

  1. Não aprender coisas novas

Voce precisa se atualizar. Não há desculpa hoje em dia pois a internet e os milhares de cursos que existem, nos atualizam em todos os campos.  Alguns exemplos de sites que oferecem educação, tutoriais ou cursos:

www.lynda.com
www.curious.com
www.coursera.com
www.udacity.com

  1. Nao arriscar

Correr riscos faz parte da vida, assim como errar.  Não existem erros se não existem riscos e não existe sucesso se nao há riscos.  Se você não se sente confortável em tomar decisões, consulte amigos, parentes, pessoas influenciadoras, mentores na sua indústria.  Mas cuidado e não consulte a pessoa do item #6!  Um site muito interessante para fazer perguntas é o www.quora.com.

  1. Repetir o número 6

Eu já disse que essa é a pior barreira?  Repito!