Bem vindo 2021!!!
O novo ano traz uma ótima oportunidade de (re) analisar nossos objetivos e avaliar como anda nosso negócio e carreira.
O ano pode ser novo, mas muitos dos desafios continuam os mesmos, certo?
Vocês ja ouviram falar da Análise SWOT?
A análise SWOT foi criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen (dois professores da Harvard Business School) e consiste num modelo de avaliação da posição competitiva de uma organização no mercado. A análise SWOT funciona como ferramenta no planejamento estratégico e pode avaliar as vantagens e as desvantagens, bem como as características de sua empresa e do mercado que ela esta inserida.
O que significa SWOT ?
S- STRENGHTS – Pontos Fortes (exemplos: qualidade dos produtos e de serviços; vantagens profissionais, gestão competente, flexibilidade e adaptabilidade, proximidade do cliente, boa imagem.
W – WEAKNESSES – Pontos Fracos (exemplos: produtos semelhantes aos da concorrência; falta de experiência; falta de fatores de diferenciação; localização do negócio. custos elevados )
O – OPPORTUNITIES – Oportunidades (exemplos: mercado em expansão, novo mercado, mudança para novo segmento no mercado. parcerias estratégicas ou fusões, acessibilidades
T – THREATS – Ameaças (exemplos: novos concorrentes , Introdução de novas tecnologias, crise económico-financeira, mudança de hábitos do consumidor, sazonalidade e condições climatéricas
Com esse pequeno texto você ja começou a entender um pouco a necessidade de fazer a análise SWOT periodicamente, certo?
Minha dicas:
1: Defina o seu diferencial em relação aos concorrentes
Ter conhecimento das principais vantagens da sua empresa sobre os concorrentes é essencial. Explore os pontos fortes para gerar mais resultado e trabalhe nos pontos fracos, para que sejam corrigidos e claro, fortalecidos.
2: Analise o mercado
Com o conhecimento profundo de seu negócio e empreendimento, o próximo passo é conhecer o mercado que voce está inserido.
Estude os fatores que podem influenciar seu êxito e elabore açoes estratégias para que isso aconteça.
Um ponto fundamental: conheça os seus concorrentes e as vantagens que eles possuem sobre você, estude também as fraquezas e o que você pode explorar para sair na frente na competição.
3: Entenda o ambiente interno e externo
A análise do ambiente externo está dividido em duas categorias: micro e macroambiente.
O macroambiente abrange a transformações no cenário econômico, legislativo e tributário que podem influenciar o desenvolvimento de sua empresa. O microambiente diz respeito às mudanças no seu ramo de atuação, como a chegada de novos concorrentes ou inovações tecnológicas.
4: Conheça as possibilidades
Depois de uma pesquisa prévia, utilize a análise SWOT de forma a combinar categorias e cruzar informações para analisar diferentes cenários.
A chave é conhecer profundamente os 4 pontos (SWOT) de sua matriz e trabalhar as fraquezas, aperfeiçoar os pontos fortes e claro, aumentar as chances de êxito.
Vamos praticar?
S – Como você avalia sua qualificação profissional?
W – Em que área você sabe que que está deixando a desejar em seu trabalho?
O – Existe uma necessidade não atendida em seu trabalho? Existe uma área em crescimento?
T – Quais sao os obstáculos que você enfrenta hoje para obter uma melhor performance?
Por fim, a análise SWOT se apresenta como um conceito simples, mas que faz a diferença na tomada de decisões.
Quanto mais informações forem reunidas no SWOT, mais você aprende sobre seu próprio empreendimento e descobre o potencial que ele tem para novas estratégias.
Conhecimento nunca é demais, especialmente no mundo dos empreendedores, onde seus pontos fortes podem gerar grandes oportunidades para o seu sucesso!
0 Comments