Se existe um assunto polêmico é o uso de anabolizantes. Desde o início quero deixar bem claro que sou absolutamente contra o uso de hormônios anabolizantes para fins estéticos e vou deixar claro aqui porquê.

Antes, vou explicar o que é um hormônio anabolizante. São substâncias produzidas pelo nosso corpo (hormônios endógenos) ou artificialmente (hormônios exógenos ou bioidênticos) que quando estão na circulação sanguínea promovem aumento na produção de substâncias presentes no nosso corpo, ativam células e os nossos cromossomos. Isso quer dizer que ativam tudo, coisas boas e coisas ruins. Para explicar melhor pense comigo. Quando você tem uma dor no joelho esquerdo e faz uma consulta com um médico, ele provavelmente irá te prescrever um analgésico. Certo, um tempo depois você está com dor nas costas, mais uma vez vai ao médico e ele prescreve o mesmo analgésico que por sua vez é o mesmo que você toma quando está com dor de cabeça. Isso simplesmente quer dizer que a substância que diminuir a dor age no corpo todo. Não existe um analgésico que vá apenas para o joelho esquerdo. Simples assim. Os hormônios irão atuar em todos os locais que eles têm afinidade.

Falando da testosterona que está famosinha, veja o que acontece. As pessoas estão usando a testosterona para ter a pele mais firme, os músculos maiores e para ter mais libido. Mas é impossível que a testosterona faça apenas isso. Ela vai agir em todos os locais que tem afinidade e provocar aumento de metabolismo nessa região. Quer saber onde ela age? Então vou contar. A testosterona aumenta a produção do colesterol (o ruim mesmo), nas mulheres diminui o tamanho das mamas e nos homens aumenta o tamanho das mamas, aumenta o risco de infarto do miocárdio, aumenta o risco de acidentes vasculares, causa intoxicação hepática e câncer hepático, altera a produção de espermatozoides com relação a quantidade e qualidade, atrofia os testículos, aumenta o clitóris, engrossa a voz nas mulheres, altera o humor tornando as pessoas mais agressivas, acumula gordura na região do abdômen e aumenta a acne. Acho que já listei todas as razões pelas quais eu sou contra o uso de testosterona para fins estéticos. E quando a mulher apresenta baixa concentração de testosterona? É mentira. Não existe teste de laboratório para dosar testosterona em mulheres. Por que? Porque não é um hormônio que exista em grandes quantidades nas mulheres. Os testes são feitos com a mesma técnica usada para os homens, então não é fidedigno, não alcança os níveis que a mulher normalmente tem de testosterona.

Você tem alguma dúvida? Me envie uma mensagem que eu ficarei feliz em esclarecer.