Todos sabemos que sedentarismo deve ser combatido e que quem é sedentário pode ter vários problemas de saúde. Mas muitas pessoas são sedentárias e acreditam que não sejam e muitas, ao contrário, acreditam ser sedentárias e não são.

Mas, afinal o que é ser sedentário? Sedentário é uma pessoa na sua vida tem ausência total ou praticamente total de atividade física. E agora surge uma nova pergunta. O que é atividade física? A atividade física é toda atividade que para ser executada promove atividade, contração e extensão muscular. Isso quer dizer que se fazemos algo que precisa de movimento do nosso corpo, fazendo força ou não, isso é atividade física.  Por exemplo: cuidar do jardim,  lavar o carro, limpar a casa, caminhar quando for comprar algo etc.

As pessoas que conseguem durante a semana acumular um bom tempo e um bom volume de atividades físicas feitas, não são consideradas sedentárias e sem dúvida a boa notícia é que estas pessoas não terão os efeitos negativos do sedentarismo.

Mas, fazer atividade física é diferente de fazer exercícios. Exercícios também envolvem movimentos musculares e muitas vezes a aplicação de força. É considerado exercício quando há uma melhor estruturação como, constância, programação, planejamento e objetivo determinado. Por exemplo: caminhar todos os dias por uma hora. Nessa atividade há um planejamento, uma constância e programação. Seguir uma sequência de exercícios por um profissional, ou mesmo fazer movimentos usando peso. É considerado exercício se houver essas condições. E da mesma forma quem pratica exercícios não terá os efeitos negativos do sedentarismo.

É bom dizer que quando uma pessoa é sedentária e deseja fazer exercícios ou mesmo se tornar ativa fisicamente é necessário um profissional da área para que ela seja orientada, caso contrário poderá se machucar. E isso pode servir como fator de desmotivação para continuar a praticar atividades físicas ou exercícios.

O mais importante em tudo isso é incentivar a pessoa a sair do sedentarismo.  A conscientização dos riscos do sedentarismo, é sim muito importante. Muitas pessoas iniciam a prática de exercícios quando descobrem que se tornaram diabéticas, hipertensas ou estão obesas. Porém, a pessoa sedentária precisa ter determinação para iniciar e para continuar a praticar. Fazer algo que não sabemos e que não temos desenvoltura e habilidade não é mesmo agradável.  Apenas com o aprendizado e com a continuidade da prática a pessoa irá aprender a fazer os movimentos e assim poderá gostar de fazer exercícios.