A importância de ter um “Business Plan”
A importância de ter um "Business Plan"

Você resolveu montar seu negócio mas diz não ter tempo para montar um plano ou um “Business Plan”.  Porém você normalmente passa uma grande parte do seu tempo discutindo estratégias para crescimento de uma maneira informal.  Suas ideias estão na sua cabeça e você sente a necessidade de organizá-las para ter um melhor direcionamento.  Você precisa divulgar seu negócio para um banco ou investidor, ou até mesmo para um possível sócio ou para um visto de imigração.  Então você precisa montar seu “business plan”.

Essas são as vantagens que um plano lhe oferece:

1 – Organização da estratégia do seu negócio: Ao começar a escrever um plano, você verá que suas idéias começarão a se organizar e o plano lhe ajudará a ver as prioridades que você precisa dar ao seu negócio.  Se o seu negócio ainda não existe, o plano lhe mostrará os recursos necessários para a serem usados como um guia.

2 – É a documentação inicial para apresentar a um investidor: Se você pretende alavancar dinheiro com investidores,  o plano é o documento inicial que um investidor vai querer ler para conhecer todos os aspectos da sua idéia ou negócio.  Se você pretende pedir um empréstimo, um plano também será necessário.

3 – O plano lhe ajuda a explicar seu negócio: Muitas pessoas tem dificuldade em falar sobre seu negócio e explicar para empregados,  clientes ou possíveis sócios.  Você irá ter uma visão mais coerente e poderá articular melhor a sua idéia.

4 – Aprendizado de conceito de negócios: Ao elaborar o plano baseado em um formato padrão ou “template”, você aprenderá conceitos de contabilidade, finanças, marketing, operações, que certamente utilizará para tomar decisões, como por exemplo, para decidir se você deve comprar equipamento ou alugar, decidir se deve alugar um espaço ou comprá-lo, assim como estar mais familiarizado com termos que precisará discutir com seu contador.

5 – Explicar e dividir com a família: ao ter suas ideias organizadas em um formato de plano, seu parceiro entenderá o que você quer fazer para que ele/ela possa lhe apoiar corretamente ou até lhe ajudar a reorientar sua estratégia.

Não existe um formato melhor ou um formato específico recomendado por investidores.  O que existe é uma série de componentes que normalmente são usados na preparação de um plano.  Quanto mais simples a leitura, melhor.  Não se preocupe em perfeição nesse momento pois os planos são e devem ser editáveis.  Cada nova idéia deve ser incorporada ao plano.

Veja aqui ótimas idéias para construção do seu plano.  Caso necessite ajuda profissional, você também pode contatar a 3E Methods, uma empresa que se dedica a preparação de “Business Plans” e que pode discutir com você no seu idioma nativo.

Em 2016, seja mais estratégico e utilize a ferramenta fundamental que é a montagem de um plano de negócios.

Boa sorte!


Quer saber mais sobre empreendorismo? Curta nossa página do Facebook.

Anna Schäfer Edwards é Terapeuta Familiar Sistêmica licenciada no estado da Florida com mestrado em Family Therapy pela Nova Southeastern University, em consultório atendendo casais, famílias e indivíduos. Anna também é certificada em Hipnose na Florida, e especialista em casos de asilos pelo órgão Physicians for Human Rights e praticante de EMDR, o que é uma técnica para lidar com trauma. Anna atende em Português, Espanhol e Inglês. Para mais informações ou para entrar em contato, envie um email para: anna@annaschafer.com

0 Comments

Comentarios?

Your email address will not be published.