Música… aquele som que traz uma sensação transcendental…capaz de nos levar em passeios cognitivos bem além de nossa compreensão, evocando emoções profundas e inexplicáveis, tornando momentos passados tão vividos que o presente vira uma mera ilusão. Frequências mesclam ao criar novas experiências.

Tecnologia… aquela fusão da curiosidade humana e a incansável vontade de melhorar o mundo ao redor. Inovamos, colaboramos e lutamos para avançar, para alcançar e conquistar um futuro mais próspero, significativo e oportunista. Ferramentas do dia a dia inspiram novas utilidades e novos conhecimentos que juntos formam nosso paradigma social.

Agora imagine a colisão dos dois. Música + Tecnologia.

Infinitas possibilidades. Novas sensações e interpretações. Uma evolução experimental.

Iniciativas globais estão iniciando e incentivando o desenvolvimento da área, muitas vezes citando a junção da música com a tecnologia como o casamento perfeito.

Segue abaixo pioneiros do ramo que estão em destaque:

1. Microsoft

A Microsoft, recém recordista mundial no espaço de Reconhecimento de Fala (Speech Recognition) após conseguir uma margem de erro de apenas 6.3%, tem grande interesse em saber como a tecnologia impacta o trabalho de músicos. Através do Microsoft Brand Studios, formaram uma parceria com Listen, a agência criativa e medalhista do prestigioso Cannes Lion Design Festival para lançar um vídeo de uma música onde o batimento cardíaco da cantora é gravado pela a Microsoft Band e transformado em formas geométricas para melhor contar a história da música.

A cantora diz que o visual é literalmente parte dela, e por isso enfatiza a importância de conceitos invisíveis como emoções, adrenalina e nosso batimento cardíaco.

2. Fusion e NASA

Após 4 anos de pesquisas, a curadora de notícias, Fusion, irá estrear o resultado de sua parceria com a NASA no III Points Music, Art & Technology Festival em Miami no mês de novembro. Diante da proposta de irmos a marte, uma grande área de investimento e interesse por conta da SpaceX e outros, o propósito é criar a sensação de chegada do primeiro astronauta no planeta vermelho. Farão isso através da realidade virtual. Participantes iram vestir o traje de um astronauta, pôr o capacete e logo em seguida serão submergidos pelo visual do planeta ao escutar a composição abaixo, escrita pelo Julio Reyes, premiado com Grammys a mais de sete vezes.

3. S0M4

“Big Data,” um tópico que hoje parece estar por trás de tudo, trabalha em parceria com a inteligência artificial em busca de novos conhecimentos. Em São Paulo, Rom Justa, visionário e fundador do coletivo de data art e data experience S0M4 gera estética a partir de dados. Acredita ele que existe uma sinestesia de palavras ditas ao transformá-las em fórmulas que geram sons, pois assim possibilitamos uma nova interpretação musical e expressão artística.

Confira a entrevista na qual o Rom Justa conta o processo por trás deste tipo de técnica.

4. The Chromehatic

Algo diferente, porém bem legal. Imagine se cada movimento seu criasse um som? O time britânico de Jodie Cartman e musico e inventor, Crewdson, esta lançando um projeto tecnologicamente ambicioso chamado SENSEries, que propôs criar objetos artísticos que podem tanto ser usados para fashion como também para uma bela performance. Protótipos já foram testados através da cantora FEMME e vários outros no teatro nacional de Londres e Deutsche Opera em Berlin.

5. BioMusic

Música criada por um bio-computador, ou seja, um computador carregado pelos sinais elétricos emitidos por seres vivos, como limo ou bactérias, quando em busca de comida. Também fiquei sem acreditar… mas existe sim. Confira o vídeo abaixo para melhor entender a tecnologia.

Em busca da mesma criatividade e oportunidade perante inovações, a famosa universidade de música, conceituada como a melhor do mundo por vários, Carnegie Mellon, está oferecendo um novo mestrado na ciência da música e tecnologia, requisitando engenheiros e programadores.

Conversas sobre nosso futuro parecem sempre exaltar imensa criatividade e tecnologia… e aparentemente, agora irão cada vez mais girar em torna da criatividade na tecnologia.


Quer saber mais sobre Tecnologia? Curta nossa página do Facebook.