Esse é o primeiro de uma série de artigos sobre como ficar rico.

Parece até que estou ouvindo as dúvidas e até um pouco de ceticismo vindo de muitos dos que estão lendo isso agora: “Essa eu quero ver!”, “Como assim rico?”,  “Mas o que é rico pra você?”  E por aí vai…
Não se preocupe pois eu vou definir riqueza, pelo menos a definição com a qual eu concordo.  E também vou mostrar o caminho para fazer acontecer.  Por isso que vou precisar de vários artigos, para deixar tudo muito bem explicadinho.  E tudo na base da lógica e matemática, do jeitinho que eu gosto.  Então vamos começar.

Parecer Rico vs. Ser Rico

Muita gente anda por aí parecendo rico. Seu João Aparências, por exemplo, está sempre bem vestido, dirige um carro novo e luxuoso e mora numa casa maravilhosa. Nada de errado em Seu João, ou qualquer outra pessoa, ter coisas boas e que custam um bom dinheiro. O problema é que muitas vezes quando se olha mais de perto, para a verdadeira situação financeira de Seu João, o que você vai ver é que o carro é “leased”, a casa de $1,000,000 tem um “mortgage” de $800,000, ele tem $75,000 em dívidas de cartão de crédito e está com 50 anos e menos de $100,000 guardados para a aposentadoria.

Seu João não pode nem pensar em se aposentar. Se a renda que sustenta todas as contas que ele tem para pagar faltar, até mesmo por poucos meses, todo o estilo de vida do Seu João desaba.

Compare essa situação com o Seu Manoel Rico. Ele mora na sua mesma vizinhança, que é muito boa e segura, mas não é considerada de alto luxo. A casa onde ele mora assim como outra que ele aluga estão pagas. Ele tem $500,000 no seu 401K (conta de aposentadoria), mais uns $150,000 em outros investimentos e $50,000 numa conta de poupança. O carro e o pequeno barco também estão pagos e Seu Manoel não deve um centavo no cartão de crédito. Seu Manoel também tem 50 anos e ele está super animado com seus planos de se aposentar aos 55.

Lógico que nem todo mundo que tem casas e carros caros está endividado e quebrado, assim como nem todos os seus vizinhos são discretamente milionários. O ponto onde quero chegar é que não dá para definir riqueza pelas aparências.

Como Definir Riqueza Então?

Seu João Aparências com certeza ganha bem mais de $100,000 por ano para sustentar o seu estilo de vida, enquanto que Seu Manoel Rico nunca ganhou mais do que $50,000 por ano durante toda a sua vida. Portanto, riqueza não é quanto se ganha.

Riqueza é quanto se guarda.

Eu tenho certeza que você já ouviu isso antes e provavelmente não lhe ajudou em nada, certo? Provavelmente só gerou mais perguntas sem respostas, principalmente quanto e como guardar.

No próximo artigo vamos definir 3 níveis de riqueza e mostrar como calcular exatamente quanto VOCÊ precisa guardar para atingi-los. E depois, claro que vamos falar de como guardar.  Acompanhe a série pois é imperdível!

E lembre-se que temos palestras gratuitas em Português todo mês onde você pode aprender ainda mais. Veja no link abaixo quando será a próxima.
https://money101online.leadpages.co/money101-portugues/