Quando falamos de exercícios e atividade física as pessoas sempre pensam em uma referência. E a maior delas é 3 vezes por semana por uma hora. Mas, existem muitas coisas ainda a serem levadas em conta. Vejamos algumas delas. Se estamos falando em uma semana devemos pensar que a semana tem 7 dias de 24 horas. Portanto a semana tem 168 horas. E muitas pessoas fazem exercício 3 horas por semana. Isso significa 1.7% da semana. As 165 horas restantes ou 98,2% do tempo pode e tem muita influência na saúde.

Aquelas pessoas que fazem exercícios 3 vezes por semana, por uma hora e não se cuidam no restante do tempo, com certeza não terão muita saúde. O exercício não anula os efeitos nocivos de comportamentos danosos como fumar, comer alimentos processados e industrializados na maioria das refeições, beber bebidas alcoólicas entre outros. Muitas vezes pode até piorar.

Um estudo desenvolvido há muitos anos atrás no laboratório em que eu trabalhava, analisou o efeito dos exercícios associados à ingestão de bebidas alcoólicas (em ratos). Nesse estudo foi verificado que o fígado dos ratos que faziam exercícios e bebiam álcool estava mais doente que os ratos que apenas bebiam álcool.

E antes que alguém possa pensar que apenas beber não tem problema, o fígado dos ratos que faziam exercícios estava em melhor condição que o fígado dos ratos sedentários e que não bebiam e claro melhor também que o fígado dos ratos que bebiam álcool, com ou sem exercícios. Esse estudo foi desenvolvido justamente para verificar se aquele hábito de tomar a cervejinha após o futebol seria ou não prejudicial. E sim, é prejudicial, o exercício não anula o efeito de álcool, pode até potencializar.

Outro hábito danoso de quem acredita que fazer exercícios seguindo a regrinha de 3 vezes por semana por uma hora e apenas isso, tem relação com a alimentação. É muito comum sair da academia e passar no fast food. Para muitas pessoas o exercício funciona como licença para comer e comer qualquer coisa. O pensamento que não é muito consciente é: já me cuidei o suficiente hoje, eu posso comer isso…Não o exercício não irá anular também o efeito danoso do alimento processado e ou industrializado.

É preciso entender que a saúde é composta por vários fatores, ou hábitos e um não compensa o outro. Os três pilares da saúde são: sono de qualidade, boa alimentação e exercícios físicos. Se matar de fazer exercícios, comer mal e dormir mal não trará saúde, assim como comer bem, dormir bem e ser sedentário. A saúde é construída e mantida por esses três fatores ao mesmo tempo. Na minha opinião, manter o bom senso e a consciência dos hábitos é a melhor maneira de ser saudável.