Hoje eu quero conversar sobre a arte de fidelizar clientes.
Para nós que moramos nos Estados Unidos há algum tempo, as vezes fica difícil traduzir algumas palavras ao pé da letra. “Customer” and “Clients” é uma delas.
A meu ver, Customer seria um freguês, aquele que pagou por um serviço ou produto uma vez e jamais voltou,
Ah, o cliente. O cliente é aquele que não te esquece, aquele que confia no seu trabalho e que te consulta antes de tomar decisões.
Acredito que o objetivo de todo empreendedor é o de prover um serviço ou produto de qualidade e assim fidelizar seus clientes.
Fidelizar clientes é essencial para o êxito de uma empresa, independente de seu tamanho. Vivemos em um mundo competitivo, precisamos entender que a fidelização vai além de oferecer um produto de qualidade.
Para fidelizar clientes precisamos engajá-los, criar laços e claro oferecer serviços ou produtos que superem as expectativas do cliente.
Um bom termômetro de clientes fiéis também está relacionado as referências que seu cliente faz ao seu trabalho ou ao seu produto.
Clientes satisfeitos referem aos amigos e clientes, Uma boa referência vale ouro, amigos. Pessoas fazem negócios com quem conhecem, confiam e gostam.
É sempre importante lembrar que manter os clientes existentes é tão importante quanto conquistar novos. Sabemos que clientes fiéis são extremamente valiosos para qualquer empresa.
Se seus clientes sentirem que estão obtendo bom valor, qualidade e serviço de você, é improvável que procurem outro profissional.
Minhas dicas:
- Ofereça uma experiência única
- Tenha um atendimento de qualidade
- Antecipe as necessidades do cliente
- Empatia e personalização são essenciais durante o processo
- Comunicação clara e transparente também
Ouça e seja grato ao seu cliente.
Faça follow-up e peça sempre feedback.
Lembre-se dessas três palavras, essenciais para o sucesso de todo empreendedor: consistência, consistência, consistência!!!