5 idéias para iniciar seu business de Personal Chef
5 idéias para iniciar seu business de Personal Chef

Você fez um curso de culinária e além disso gosta de educar as pessoas sobre alimentação.  Você quer então trabalhar como Personal Chef, um mercado extremamente lucrativo e grande nos Estados Unidos.  O que você deve considerar?

1) Conheça seu cliente ou mercado

Parece ser óbvio?  Não é.  Muitas pessoas que gostam de educar outras sobre alimentação, acham que devem empurrar certas práticas alimentares que elas mesmas adotaram, nos seus clientes.  Não comece assim, faça o contrário.  Conheça seu cliente primeiro. Se você é vegetariano mas seu cliente adora uma picanha ao forno, não seja chato.  Lembre-se que você está provendo um serviço e isso é um negócio, não uma aula teórica.  Você terá que passar muito tempo conhecendo seu cliente, seus hábitos alimentares e de sua família, para que você se adapte ao cliente e não vice-versa.  Quem é o cliente ideal para um Personal Chef?  Casal que trabalha, não tem muito tempo, ganha bem e quer comer mais saudável.

2) Invista em bons utensílios

Antes de oferecer seus serviços de personal chef, você precisa se organizar pensando em como irá transportar seu equipamento, para que você sempre tenha tudo que precisa.  Muitos Personal Chefs não utilizam panelas e utensílios dos clientes, tendo assim que prover o seu.  Já que os custos para começar esse negócio são baixos, você deve investir em um ótimo equipamento.

3) Dê um excelente serviço ao cliente

Você irá trabalhar a maior parte do tempo sozinho, mas precisa ter uma excelente apresentação e manter ótimas relações com seus clientes.  Você vai precisar muito de uma recomendação para aumentar sua carteira de clientes, portanto seja prestativo.  Jamais se preocupe em não divulgar suas receitas.  Ao contrário .. receitas existem na Internet aos montes.  As pessoas lhe contratam primordialmente não por causa da sua receita, mas por que precisam da mão de obra.  O cliente quer tentar fazer a sua receita sozinho?  Ótimo, ensine porque se você não o fizer, qualquer um aprende, mais cedo ou mais tarde, olhando ou pesquisando.  Não se sinta inseguro nessa parte.

Apresente-se sempre muito bem vestido, avental limpo e cabelo coberto com chapéu ou rede.  Qualquer experiência negativa arruina sua imagem.  Você está tocando a comida deles, a geladeira e o fogão deles.  Querendo ou não, há uma certa dose de intrusão e você deve ter muito cuidado para não parecer que está tendo muita intimidade.

4) Evite receitas difíceis

Você deve montar seu menu, o qual deve ter certas receitas que são fáceis de preparar, ingredientes que não sejam  complicados, cujo tempo de preparação seja reduzido.  Também pode e deve ter outras receitas mais elaboradas pelas quais você pode cobrar mais caro.  Mas lembre-se que “less is more” e você precisa ser eficiente.

5) Saiba lidar com alergias e particularidades dietéticas

Suas receitas precisam levar muito em consideração os hábitos alimentares que a cada dia proliferam, como alergias a amendoim, laticínios, glúten, e por aí vai.  Eduque-se antes de conversar com um cliente potencial.

Para mais informações, visite o site do “Culinary Institute of America“.


Quer saber mais sobre Empreendorismo? Curta nossa página do Facebook.

 

Anna Schäfer Edwards é Terapeuta Familiar Sistêmica licenciada no estado da Florida com mestrado em Family Therapy pela Nova Southeastern University, em consultório atendendo casais, famílias e indivíduos. Anna também é certificada em Hipnose na Florida, e especialista em casos de asilos pelo órgão Physicians for Human Rights e praticante de EMDR, o que é uma técnica para lidar com trauma. Anna atende em Português, Espanhol e Inglês. Para mais informações ou para entrar em contato, envie um email para: anna@annaschafer.com

2 Comments

  1. Dionizio Francisco da Silva Neto

    Bom dia! Adorei as dicas, so tenho uma dúvida sobre valores a serem cobrados pelo serviço, como eu posso ter certeza do valor cobrado?

    • Vera Schäfer

      Não entendi bem sua pergunta. Qual serviço? O artigo menciona vários.