O Ser Humano tem uma parte do cérebro muito especializada, o Neo Córtex é a região de massa cinzenta que cobre o nosso cérebro e está associado aos nossos comportamentos diferenciados.

O nosso Cérebro cresceu de dentro para fora.

Temos três cérebros diferentes em um, que trabalham com estruturas internas atreladas e que reagem de forma diferenciada para cada situação que acontece em nosso em torno.

O nosso cérebro traz consigo as experiências que vivenciamos nas cavernas e nas savanas, do período que tínhamos apenas o primeiro cérebro (Reptiliano), ligado aos instintos de sobrevivência e de reprodução.

Com a introdução do fogo e a maior ingestão de proteínas tivemos um crescimento de nossa massa cefálica. O segundo cérebro agregou os sentimentos e as emoções, aumentando as nossas relações familiares e a nossa busca pela continuidade da vida.

O terceiro cérebro nos diferencia de todos os outros animais, nele estão associados comportamentos como: O planejamento estratégico; A tomada de decisão; A empatia; A criatividade; A motivação; A capacidade de projetar o futuro; A liderança, entre outras características que nos permitem potencializar as ações que desenvolvemos.

Neuroliderança

Essa construção do cérebro de dentro para fora, nos fez ter um pensamento ascendente. Que prioriza respostas automáticas baseadas em impulsos ligados aos objetivos do primeiro cérebro. (Sobrevivência e Reprodução – O Pensamento Automático).

O Processo de Neuro Liderança inverte este tipo de pensamento Ascendente ( que passa pelos instinto, depois pela emoção e usa a razão apenas como uma desculpa para a decisão já tomada), através de um trabalho de consciência e possibilita tomadas de decisões, mais seguras e equilibradas.

Este trabalho de Autoconhecimento cria um novo tipo de Pensamento, o Pensamento Descendente, aonde as análises do primeiro cérebro são inicialmente avaliadas, em seguida levadas ao segundo cérebro, onde são lapidadas pelas emoções e sentimentos, para depois serem filtradas pelos instintos do terceiro cérebro.

Dessa forma, buscando respostas inovadoras, utilizando toda a rede criativa do Neo Córtex, as memórias ligadas a experiências passadas da área Límbica e finalmente preparando os Neurotransmissores ideais liberados pelo Sistema reptiliano para potencializar os efeitos dessa ação, trazendo assim novos comportamentos e resultados mais promissores.

Dessa forma teremos soluções mais arrojadas e melhor contextualizadas para os obstáculos que forem surgindo em nossa caminhada.

Quanto mais utilizado for esse novo caminho sináptico criado, mais forte e principal ele se torna, transformando esse Pensamento Descendente em um Pensamento Automático Positivo, mudando a anatomia do nosso cérebro de forma a torna-lo melhor preparado para enfrentar os desafios a ele apresentados.

Todas essas características exigem treinamento e atenção e qualquer pessoa pode se adaptar a essa nova realidade

Na nossa próxima conversa vamos falar das múltiplas inteligências e qual a sua dominante, que pode facilitar o seu aprendizado contínuo.
Aguarde!