Se você está pensando em se casar ou organizar um casamento de verão, provavelmente está tentando descobrir um dia lindo, céu azul como algo de um filme, um mar de rosas em todos os lugares que você olhar, e seus convidados vestidos de alta-costura andando através dos jardins ou areia da praia (dependendo do que você tem em mente) com taças de champanhe nas mãos, comentando como este é o mais belo casamento que já viram.

O que você não está imaginando são esses mesmos convidados superaquecidos, desidratados e caindo em suas cadeiras por causa da umidade, o suor escorrendo pelas costas dos vestidos ou ternos e centenas de mosquitos presos no seu bolo de casamento. Ou os convidados comentando que eles nunca estiveram tão desconfortáveis em todas as suas vidas.

Se você me perguntar se eu gosto de casamentos ao ar livre, eu sou super honesta com meus clientes: NÃO! EU NÃO GOSTO … ainda mais aqui na Florida. Não gosto de fazer e muito menos em ir como convidada e posso lhe dar inúmeras razões. Se você estiver planejando a cerimonia e a recepção do lado de fora, eu como wedding planner já lhe adianto que apenas 60% dos seus convidados vão aparecer. Das 5 horas programadas para a recepção seus convidados ficarão apenas 3 e olhe lá. Não espere convidados super bem vestidos pois eu já vi convidados irem de chinelo e bermuda num casamento. A decoração dos seus sonhos, como um mar de rosas, tulipas ou seja lá que flor você esta pensando em ter não vai durar até o fim do seu evento. E pode ter certeza de que seus convidados serão metade humanos, metade mosquitos. Até para o próprio casal é difícil. Já vi noivo ir para o altar segundos antes apenas da noiva entrar, porque ele queria ficar numa área com ar condicionado.

[su_vimeo url=”https://vimeo.com/129439051″]

O que eu costumo fazer é pedir aos meus clientes que se imaginem num casamento ao ar livre e pensem no que eles não gostam, o que eles odeiam, o que eles não suportariam, o que faria com que eles saíssem no meio do evento, e o que faria com que eles nem fossem num evento desses. Pois bem, baseando-se nessas respostas é que você tem que pensar bem se quer isso para seus convidados e familiares e se mesmo assim o quiser, faca tudo diferente. Faça o melhor para eles e para você também. Afinal, um casamento não é barato e se for simplesmente para ter por ter e não se preocupar com nenhum detalhe e preferível casar na corte, não é mesmo?

Mas como quem manda é o cliente, o que eu faço num caso desses é explicar todas as situações adversas que já presenciei e aconselhar ao máximo para que tudo ocorra da maneira correta para evitar tais situações. Não deixe a mãe natureza roubar seu casamento de verão! Tenho algumas dicas para evitar os perigos do calor do verão e da umidade, para o conforto dos seus convidados, a sobrevivência do seu bolo, e sua felicidade no dia do seu casamento.

  1. Escolha um local Indoor-Outdoor – Procure um local que ofereça ambas as áreas, como um com um salão de baile fabuloso e um terraço ao ar livre com vista para jardins bem cuidados, um campo de golfe, ou o oceano. Os convidados podem decidir se querem estar ao ar livre ou no interior confortável com ar condicionado. Especialmente se você tem convidados mais velhos ou pessoas grávidas, é essencial fornecer uma opção de ambiente mais frio para todos.
  2. PLAN B – o famoso plano B que toda noiva e noivo odeiam e se recusam a ter: o aluguel de uma tenda ou fechar com um “venue” que ofereça a possibilidade de se transferir tudo para dentro, principalmente se for aqui na Florida, o plano B tem que existir para quem está pensando em ter esse tipo de casamento. O tempo hoje é incontrolável e por mais que tenhamos a previsão com uma certa antecedência, tudo pode mudar num piscar de olhos. Já vi cerimonia começar com um céu azul e no meio cair uma chuva que sabe-se lá de onde veio. Resultado? Destruição geral, convidados molhados e dinheiro investido no lixo. Portanto não deixe de ter um plano B para a sua segurança.
    Aluguel de ar condicionado ou ventiladores portáteis – Se o seu casamento será em uma tenda, ou ao ar livre, certifique-se de que pode alugar aparelhos de ar condicionado portáteis ou ventiladores portáteis. Não esqueça de testar na loja de aluguel a potencia e o barulho do equipamento. Você não vai querer que um barulho irritante atrapalhe os brindes nem a musica.
  3. Fornecer leques – Para a cerimonia do lado de fora ou em qualquer outra área que os convidados queiram ficar que seja ao ar livre, forneça leques de papel para que possam refrescar-se. Existem inúmeros modelos e ideias no mercado, e podem até tornar-se lembrancinhas do casamento.
  4. Fornecer protetor solar e repelentes de insetos – Se os convidados vão passar horas no sol, você como um ótimo anfitrião deve disponibilizar spray de SPF, filtro solar em todos os cantos da festa e em cada mesa também. E, naturalmente no final do dia é a vez dos mosquitos entrarem em ação. Portanto proteja seus convidados contra essa praga.
  5. Sirva muita água – com gelo em vidros e com fatias de limão ou laranja. Os convidados ao ar livre vão adorar ter água fresca, gelada trazida para eles durante todo o evento, por isso não deixe de solicitar o serviço de água gelada passando em bandejas de prata. Se você está tendo um casamento mais informal, considere colocar grandes baldes (apropriados para esse tipo de situação) cheios de gelo e garrafas de água, que podem ser até personalizadas.
  6. Nada queimando seus traseiros! Se o seu “venue” oferecer cadeiras de metal ou com acento em couro para a cerimônia ou lugares ao ar livre, esteja ciente de que esses materiais podem aquecer sob o sol. Portanto, mandar colocar almofadas ou investir em capas para cadeiras é de extremo bom senso e o traseiro de seus convidados agradece.
  7. Vestido de noiva – Escolha um vestido de casamento feito de tecido mais leve, apropriado para um casamento-clima quente de verão. Prefira tecidos que respiram, como organza de algodão, chiffon, crepe, musseline, tule de seda pura e a chantilly francesa. Você não vai querer manchas de suor horríveis sob seus seios, na base de sua espinha e nas axilas. Vestido sem cauda – se a sua cerimônia e recepção for ao ar livre, ignore a cauda longa que só vai pegar manchas de grama a cada passo que você der ou pode até mesmo rasgar.
  8. Noivo – um traje mais leve e fino, com tecido que respira e nas cores bege, branco, cinza claro são ótimas opções. Caso o casamento dure até a noite e a recepção sendo dentro, ele poderá usar sim um Black-tie, mas tudo vai depender do horário que tudo ira começar e quanto tempo ele terá que ficar do lado de fora.
  9. Sapatos – Escolha os sapatos certos, conforto com estilo como saltos mais grossos que não afundem na grama ou na areia da praia. Existem no mercado uns protetores para os saltos finos, justamente para esse tipo de situação. Você pode oferecer esse item para suas convidadas também e elas irão lhe agradecer imensamente.
  10. Cabelos – Cachos e grandes produções muitas vezes não se dão bem em clima quente e úmido. Explique a data do seu casamento ao profissional que vai fazer seu cabelo e experimente penteados mais elegantes, como um coque baixo ou um rabo de cavalo mais sofisticado. Penteados com altura simplesmente não vão ter uma boa aparência por muito tempo em clima quente de verão. Repensar caso pense em usar flores no seu cabelo. Flores frescas individuais não terão uma fonte de água e podem ser as primeiras a murchar.
  11. Ignore o perfume – Se você não quer enxames de abelhas em torno de você, pule o aroma até a noite, que é quando você pode se refrescar com um borrifada suave. Durante o dia use apenas um desodorante sem odor. Se você ou seu noivo têm alergias ao ar livre, verifique a contagem de pólen do dia no weather.com, e use sua medicação de alergia regular para evitar os resfriados, espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes
  12. Flores – Escolha flores de verão. Por exemplo, hortênsia (hidrângea) é uma linda flor de verão, mas murcha em minutos se não tiver uma boa fonte de água. Os designers aconselham manter a hortênsia fora de seu buquê e fora da lapela do seu noivo (boutoniere).
    Mantenha os buquês na geladeira entre as fotografias pré-casamento e quando você sair para a cerimônia. Peça flores de verão resistentes e uma fonte de água eficiente para todos os seus arranjos de mesa, para que eles mantenham sua força e fiquem deslumbrantes durante todo o evento.
  13. Comida – O calor pode fazer coisas terríveis para alguns de seus itens do menu, incluindo fazer com que os convidados fiquem doente. Então não se esqueça de que todos os frutos do mar, queijos e carnes devam ser armazenados e servidos em pratos super-resfriados (talvez em bandejas feitas de gelo) e que o catering mantenha os molhos para salada de lado em porções individuais e também refrigerados para que fiquem mais frescos. Pedir, como medida de segurança, especificamente para esse serviço cool-food é uma ótima ideia.
    Não escolha comidas cremosas para as suas estações de coquetel e sua refeição, para assim reduzir o risco de deterioração. Itens frios, legumes, frutos do mar refrescantes frios, espetos de manga e gaspacho (uma sopa de estilo espanhol feita de tomates e outros vegetais e especiarias, servida fria) são muito mais palatáveis no tempo quente do que itens mais pesados, tais como cremes e molhos… e eles muitas vezes são mais baratos.
    Cubra as travessas, mantenha as moscas e abelhas afastadas, escolha pratos e travessas com tampas, e não decore a sua mesa ou estações de buffet com flores pois atraem abelhas.
  14. Bolo – Para impedir os mosquitos de atacarem seu bolo, ou de derreter no sol e ir de colapso ao chão, ele pode ser trazido para fora apenas quando for a hora de ser cortado. Evite bolos com recheios pesados tais como doce-de-leite, nozes e até mesmo de chocolate. Tenho certeza de que os de frutas serão muito mais bem vindos.
  15. Drinks – Adicione bebidas geladas ao seu menu do bar para o conforto e prazer dos seus convidados. “Smoothies”, margaritas e até mesmo sucos de frutas com champanhe ou vodca, com muito gelo, serão uma ótima pedida.

As fotos de casamentos maravilhosos que vemos em revistas e no Pinterest, infelizmente não mostram a real situação de toda a cerimônia. Não explicam o que acontece por trás das câmeras e só quem trabalha para preparar um casamento desses, sabe a realidade de tudo. Portanto informe-se ao máximo, coloque-se no lugar de seus convidados, pesquise e converse com pessoas que já tiveram esse tipo de casamento ou com aqueles que já foram convidados. Informe-se bem sobre as coisas negativas e ruins e faça ao contrário.

Um casamento desse estilo é muito mais trabalhoso por causa detalhes como esses. Se seu budget não for suficiente para contratar um wedding planner, considere a possibilidade de ter pelo menos um wedding coordinator. Essa pessoa com certeza vai evitar ou solucionar situações de última hora.

Qualquer duvida quanto a esse tema, por favor mande suas perguntas que terei o maior prazer em responder. Um abraço e até a próxima!