Ainda vale a pena investir em estratégias de marketing fora do ambiente de mídia social? Confira 10 estratégias, “à moda antiga”, que ainda contribuem – e muito – para a divulgação do seu negócio:

1) Envio de avisos

Quando algo de novo acontece no seu negócio (novo lançamento, novo produto, nova contratação, novas técnicas, novo equipamento), aproveite a ocasião para fazer postcards e enviar para seus clientes.  Essa é uma maneira de fazer com que seu cliente ainda pense em você.  Caso sua ficha de cadastro seja e-mails, faça flyers online e envie por email.  Um bom aplicativo (grátis) para flyers é o Lucidpress.com.

2) Doações para Leilões

Nos Estados Unidos são muito comuns os eventos chamados de  “Silent Auctions” que são feitos para instituições de caridade ou causas.  Se você souber de algum, faça uma doação para o evento.  Você não só estará promovendo seu negócio como também fazendo uma boa ação.  Filantropia é um bom negócio!

3) Reconhecimentos

Você ganhou um cliente novo graças a um cliente atual? O que você fez para agradecê-lo? Sempre agradeça as pessoas que lhe recomendaram.  Vivemos em uma correria, mas tente sempre reconhecer as pessoas pois marketing de boca a boca é a melhor e mais antiga estratégia.

4) Cartão de aniversário

Quem faz isso hoje? Muitas pessoas dão valor a isso e essa prática está sendo esquecida.  Inclua um coupon para um produto grátis ou um tratamento grátis (normalmente o que seu cliente atualmente não compra ou usa).

5) Panfletos

Imprima panfletos explicando em que você ou seu negocio se especializa, e coloque a sua foto, seu logo, sua declaração de missão, benefícios de se fazer negócio com você e seu contato.  Você pode distribuir em outros estabelecimentos (não competitivos) que aceitem trocar essa gentileza.

6) Coupons

Fantástico para obter novos clientes.  Com a chegada do Groupon, essa prática quase não é utilizada porém você pode oferecer 1 produto grátis após compra de 5, 1 serviço grátis após compra de 10, etc.

7) Sorteios e rifas

Você pode anunciar um produto de graça em troca de e-mails para a sua lista de email.  Utilize o serviço Viral Sweep no seu website para que você não tenha tanto trabalho.  Confira as leis do seu estado para distribuição de rifas.

8) Seu cartão de visitas em Restaurantes

Se perceber a prática, solicite colocar seu cartão próximo à caixa registradora ou onde os clientes geralmente esperam.  Faça essa troca de gentileza com o Restaurante no seu negócio.

9) Depoimentos de clientes satisfeitos

Peça permissão para usar o depoimento publicando o nome completo da pessoa e se for alguém de cargo importante, publicar o cargo e a companhia para qual a pessoa trabalha.

10) Uniforme

Utilize, sempre que possível, especialmente quando for visitar um cliente, uma camisa com o logo do seu negócio.  Isso passa uma imagem bastante profissional sua, além de promover a sua marca.

Você deve investir um mínimo de 15% do seu tempo em atividades para promover o seu negócio. Se estiver apenas começando,  essa cifra deverá ser triplicada.

Boa sorte!